Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/188443
Título: Atmosferas bizarras entre palavra e movimento na encenação de Hamlet, de Miguel Moreira
Autor: Bražėnaitė, Ieva
Orientador: Pais, Ana Cristina Nunes
Palavras-chave: Atmosferas
Atmospheres
Emoções
Emotions
Palavra
Word
Espetáculo
Performance
Movimento
Movement
Data de Defesa: 16-Jun-2025
Resumo: Este relatório tem como objetivo refletir sobre o estágio de conclusão de mestrado enquanto intérprete do espetáculo Hamlet, L’Ange du Bizarre, recorrendo aos conceitos da teoria dos afetos. Em particular, procuro analisar as emoções e as atmosferas geradas neste espetáculo, bem como a forma como se desenvolve a ligação entre palavra/texto e movimento. No primeiro capítulo, revisito a minha vivência pessoal no processo artístico. No segundo, desenvolvo uma discussão sobre as questões que este estágio suscitou: desde a pesquisa e análise de materiais de apoio, passando pelo processo de ensaios, até à comparação e reflexão entre o meu olhar enquanto espectadora e a experiência como intérprete. O terceiro capítulo, apresenta o enquadramento teórico, com os principais conceitos da teoria dos afetos que fundamentam as minhas reflexões sobre movimento e palavra sobre atmosferas. No quarto capítulo, identifico e analiso as principais cenas do espetáculo, explorando as atmosferas construídas em cada uma e delineando as suas características emocionais. Nos capítulos seguintes aprofundo a análise da encenação e da interpretação em relação às emoções (capítulo cinco), bem como dos elementos cénicos e influências que contribuem para a criação de atmosferas (capítulo seis). Nestes dois últimos capítulos, aprofundo também a reflexão sobre a ligação entre palavra/texto e movimento, em relação à minha experiência. A informação sobre a instituição, bem como os objetivos, tarefas e outros detalhes do estágio, encontra-se apresentada em anexo.
This work aims to reflect on the final master's internship as a performer in the play Hamlet, L’Ange du Bizarre, by Miguel Moreira, drawing on concepts from affect theory. In particular, I seek to analyze the emotions and atmospheres generated in this performance, as well as how the connection between word/text and movement develops. In the first chapter, I revisit my personal experience in the artistic process. In the second, I develop a discussion around the questions raised by this internship: from the research and analysis of supporting materials, through the rehearsal process, to the comparison and reflection between my perspective as a spectator and my experience as a performer. The third chapter presents the theoretical framework, with the main concepts from affect theory that underpin my reflections on movement and word, on atmospheres. In the fourth chapter, I identify and analyze the main scenes of the play, exploring the atmospheres built in each and outlining their emotional characteristics. In the following chapters, I deepen the analysis of the staging and performance in relation to emotions (chapter five), as well as the scenic elements and influences that contribute to the creation of atmospheres (chapter six). In these final two chapters, I also further reflect on the connection between word/text and movement in relation to my experience. The information about the institution, as well as the objectives, tasks, and other details of the internship, is presented in the annex.
URI: http://hdl.handle.net/10362/188443
Designação: Mestrado em Artes Cénicas
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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