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http://hdl.handle.net/10362/188443| Título: | Atmosferas bizarras entre palavra e movimento na encenação de Hamlet, de Miguel Moreira |
| Autor: | Bražėnaitė, Ieva |
| Orientador: | Pais, Ana Cristina Nunes |
| Palavras-chave: | Atmosferas Atmospheres Emoções Emotions Palavra Word Espetáculo Performance Movimento Movement |
| Data de Defesa: | 16-Jun-2025 |
| Resumo: | Este relatório tem como objetivo refletir sobre o estágio de conclusão de mestrado
enquanto intérprete do espetáculo Hamlet, L’Ange du Bizarre, recorrendo aos conceitos da
teoria dos afetos. Em particular, procuro analisar as emoções e as atmosferas geradas neste
espetáculo, bem como a forma como se desenvolve a ligação entre palavra/texto e
movimento.
No primeiro capítulo, revisito a minha vivência pessoal no processo artístico. No
segundo, desenvolvo uma discussão sobre as questões que este estágio suscitou: desde a
pesquisa e análise de materiais de apoio, passando pelo processo de ensaios, até à
comparação e reflexão entre o meu olhar enquanto espectadora e a experiência como
intérprete. O terceiro capítulo, apresenta o enquadramento teórico, com os principais
conceitos da teoria dos afetos que fundamentam as minhas reflexões sobre movimento e
palavra sobre atmosferas. No quarto capítulo, identifico e analiso as principais cenas do
espetáculo, explorando as atmosferas construídas em cada uma e delineando as suas
características emocionais. Nos capítulos seguintes aprofundo a análise da encenação e da
interpretação em relação às emoções (capítulo cinco), bem como dos elementos cénicos e
influências que contribuem para a criação de atmosferas (capítulo seis). Nestes dois últimos
capítulos, aprofundo também a reflexão sobre a ligação entre palavra/texto e movimento, em
relação à minha experiência.
A informação sobre a instituição, bem como os objetivos, tarefas e outros detalhes do
estágio, encontra-se apresentada em anexo. This work aims to reflect on the final master's internship as a performer in the play Hamlet, L’Ange du Bizarre, by Miguel Moreira, drawing on concepts from affect theory. In particular, I seek to analyze the emotions and atmospheres generated in this performance, as well as how the connection between word/text and movement develops. In the first chapter, I revisit my personal experience in the artistic process. In the second, I develop a discussion around the questions raised by this internship: from the research and analysis of supporting materials, through the rehearsal process, to the comparison and reflection between my perspective as a spectator and my experience as a performer. The third chapter presents the theoretical framework, with the main concepts from affect theory that underpin my reflections on movement and word, on atmospheres. In the fourth chapter, I identify and analyze the main scenes of the play, exploring the atmospheres built in each and outlining their emotional characteristics. In the following chapters, I deepen the analysis of the staging and performance in relation to emotions (chapter five), as well as the scenic elements and influences that contribute to the creation of atmospheres (chapter six). In these final two chapters, I also further reflect on the connection between word/text and movement in relation to my experience. The information about the institution, as well as the objectives, tasks, and other details of the internship, is presented in the annex. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/188443 |
| Designação: | Mestrado em Artes Cénicas |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Ieva_Brazenaite.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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