Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/188362
Título: Enhancing self-awareness and cognitive awareness in primary language learners through cognitive learning strategies
Autor: Luís, Raquel Dias de Sá Teodoro
Orientador: Leslie, Carolyn Elizabeth
Palavras-chave: Self-awareness
Autoconsciência
Cognitive awareness
Consciência cognitiva
Cognitive learning strategies
Estratégias cognitivas de aprendizagem
Metacognitive awareness
Consciência metacognitiva
Learners’ autonomy
Autonomia dos alunos
Teacher’s role
Papel do professor
Data de Defesa: 30-Mai-2025
Resumo: This study was conducted as part of my master’s degree in Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico during the supervised teaching practicum and explores how learners’ cognitive and self-awareness can be developed in the primary English as a foreign language classroom. Rooted in metacognitive awareness, this action research examines how structured strategy instruction, peer interaction, and reflective practices contribute to learners’ ability to regulate their learning and become more autonomous. Over three months, 18 third-grade students engaged in cognitive learning strategies such as Total Physical Response (TPR), picture-word association, and music-based learning. A mixed-methods approach was used, combining questionnaires, semistructured interviews, exit tickets, and a teaching journal to track students’ evolving awareness of their learning processes and their ability to identify and apply vocabulary acquisition and comprehension strategies. Findings indicate that explicit instruction in cognitive learning strategies fosters both cognitive and self-awareness. Initially, many students struggled with vocabulary retention, listening comprehension, and independent learning, often relying on teacher support. However, they began using multimodal strategies more effectively after targeted instruction, demonstrating greater confidence and resilience. Over time, students also shifted toward self-regulation, consulting external resources such as the board, coursebooks, and flashcards rather than depending solely on the teacher. While most students developed greater awareness of their preferred learning strategies, some struggled to accurately assess their progress, highlighting the need for continued metacognitive support. Additionally, emotional factors such as fear of failure and lack of confidence influenced some students’ engagement with cognitive learning strategies. This study contributes to research on the development of cognitive and selfawareness in primary EFL learners by demonstrating how explicit strategy instruction, peer interaction, and structured reflection foster these skills. The findings highlight that cognitive learning strategies help students regulate their learning, build confidence, and engage more actively in language tasks when explicitly taught and consistently practised. Furthermore, the study underscores the role of the teacher in creating a learning environment that encourages self-reflection, autonomy, and the conscious application of strategies, ultimately supporting students in becoming more aware of their learning processes and needs.
Este estudo foi realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante a Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), e explora como a consciência cognitiva e a autoconsciência dos alunos podem ser desenvolvidas nas aulas de Inglês como Língua Estrangeira (EFL) no ensino primário. Assente na consciência metacognitiva, esta investigação-ação analisa de que forma a instrução explícita de estratégias, a interação entre pares e a reflexão estruturada contribuem para a capacidade dos alunos regularem a sua aprendizagem e se tornarem mais autónomos. Ao longo de três meses, 18 alunos do terceiro ano participaram em atividades baseadas em estratégias cognitivas de aprendizagem, incluindo Total Physical Response (TPR), associação imagem-palavra e aprendizagem através da música. Foi adotada uma abordagem de métodos mistos, combinando questionários, entrevistas semiestruturadas, exit tickets e um diário de ensino, de forma a acompanhar a evolução da consciência dos alunos relativamente ao seu processo de aprendizagem e à sua capacidade de identificar e aplicar estratégias de aquisição e compreensão de vocabulário. Os resultados indicam que a instrução explícita de estratégias cognitivas de aprendizagem promove o desenvolvimento da consciência cognitiva e da autoconsciência. Inicialmente, muitos alunos tinham dificuldades na retenção de vocabulário, na compreensão oral e na aprendizagem autónoma, dependendo frequentemente do apoio do professor. No entanto, após uma instrução direcionada, começaram a utilizar estratégias multimodais de forma mais eficaz, demonstrando maior confiança e resiliência. Progressivamente, os alunos também demonstraram um maior nível de autorregulação, recorrendo a recursos externos, como o quadro, os manuais escolares e os flashcards, em vez de dependerem exclusivamente do professor. Embora a maioria dos alunos tenha desenvolvido uma maior consciência das suas estratégias de aprendizagem preferidas, alguns tiveram dificuldades em avaliar com precisão o seu progresso, o que evidencia a necessidade de apoio metacognitivo contínuo. Além disso, fatores emocionais, como o medo do erro e a falta de confiança, influenciaram o envolvimento de alguns alunos com as estratégias cognitivas de aprendizagem. Este estudo contribui para a investigação sobre o desenvolvimento da consciência cognitiva e da autoconsciência em alunos do ensino primário de Inglês como Língua Estrangeira, demonstrando como o ensino explícito de estratégias, a interação entre pares e a reflexão estruturada promovem estas competências. Os resultados evidenciam que as estratégias cognitivas de aprendizagem ajudam os alunos a regular a sua aprendizagem, a ganhar confiança e a envolver-se ativamente em tarefas linguísticas, quando ensinadas explicitamente e praticadas de forma consistente. Além disso, este estudo sublinha o papel do professor na criação de um ambiente de aprendizagem que estimule a autorreflexão, a autonomia e a aplicação consciente de estratégias, apoiando, assim, os alunos no desenvolvimento de uma maior perceção sobre o seu próprio processo de aprendizagem e necessidades.
URI: http://hdl.handle.net/10362/188362
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Raquel_Teodoro_Luís.pdf1,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.