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Título: Jogar com Fausto – Lances no Jogo do Mundo de Doutor Fausto, de António Vieira
Autor: Serafim, Teresa Sofia Barreiros Freire Nuno
Orientador: Anghel, Golgona Luminita
Palavras-chave: Doutor Fausto
António Vieira
Jogo
Jogo do Mundo
Teoria do Conhecimento
Outro
Incaracterístico
Data de Defesa: 26-Mai-2025
Resumo: A Noite invadia a Terra e nascia Fausto – assim, num cenário de trevas, inicia-se o romance Doutor Fausto, de António Vieira. Sem se anunciar e sem o protagonista ser avisado, o começo da obra é o arranque do Jogo para Fausto e o continuar de um Jogo do Mundo que já decorria antes do seu nascimento e continuará após a sua morte. À medida que cresce na escuridão lúdica, através da observação e da curiosidade, vai vendo pontos de luz a surgir com o conhecimento que vai desvendando no mundo e de si próprio. Quando ganha a perceção desse caminho guiado pelo saber, Fausto assume que está em Jogo e cria as suas próprias jogadas. Já conscientemente no tabuleiro, Fausto lança-se em diferentes Jogos para chegar ao grande Jogo do Mundo – aquele que o levará ao conhecimento mais profundo. Para isso, usa como instrumento um caleidoscópio, que lhe permite fazer diferentes conjugações com aqueles que são os seus grandes aliados nas suas jogadas: os autores que lê ao longo do seu percurso de vida e que lhe permitem formar o seu próprio pensamento. Mas o seu caminho não é feito sem desafios lançados por outros jogadores no tabuleiro: o Incaracterístico e o Outro. É deles que surgem ameaças e tentações que o podem fazer desviar da sua grande meta ou até permitir que a alcance, como com o Pacto. Irá Fausto perder-se pelo conhecimento ou conquistá-lo na sua essência mais oculta? Na dissertação de mestrado “Jogar com Fausto – Lances no Jogo do Mundo de Doutor Fausto, de António Vieira” assume-se o conceito de Jogo e joga-se com Doutor Fausto. Partindo do romance, a proposta em cima da mesa desse Jogo é desmontá-lo fazendo lances para a sua descoberta através dos autores mencionados ao longo da obra, da análise de conceitos-chave na bibliografia de António Vieira – como o Jogo e uma teoria do conhecimento – e associando-os depois a outros autores que mencionam essas ideais na atualidade. Afinal, este é um Jogo que não tem um fim definido – move-se como o mundo que o faz mover-se.
URI: http://hdl.handle.net/10362/188350
Designação: Mestrado em Estudos Portugueses
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

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