Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18800
Título: Imagem (de) Arquivo e Tempo Mnemotécnico: para um projecto de "Arquiviologia" na História da Arte
Autor: Duarte, Miguel Nuno Mesquita
Orientador: Medeiros, Margarida
Alves, Ana Margarida
Palavras-chave: Arquivo
Atlas
Tempo
Historiografia
Fotografia
Cinema
Archive
Photography
Time
Historiography
Data de Defesa: 11-Mai-2016
Resumo: Este trabalho constrói uma proposta para pensar o arquivo na sua relação com a fotografia e o cinema. No seu confronto com estes meios, o arquivo descerra uma ontologia e uma pragmática, adquirindo o valor de um evento: o arquivo intima o passado, um real que se encontra já separado e distante, mas inclui igualmente a possibilidade de retorno do referente como impressão-afecção, arruinando o modelo da representação mimética e a cronologia do antes e do depois. Oferece-se assim uma saída para o impasse das teorias positivistas e pós-modernas, incapazes ambas de dar conta da complexidade histórica e temporal da imagem (de) arquivo, i.e. a sua propensão para captar o desejo e firmar os jogos de sobreposição entre aquilo que é registado, lembrado e ficcionado. Inspirado pelos influentes textos de Jacques Derrida sobre o arquivo, assim como pelo redimensionamento da noção de arquivo no campo da arte, este trabalho sustenta que o arquivo é um material activo sujeito a transformações, releituras e sobrevivências: o material de arquivo constitui um ponto de partida criativo e não um documento associado ao fechamento das taxonomias racionais e descritivas, possibilitando ao sujeito entrar numa relação subjectiva com o passado e a história. Mas para perceber esta transformação é necessário pensar um movimento que designa um para lá do arquivo, uma zona de exterioridade por relação com o arquivo. Argumenta-se que tal movimento concerne à passagem do arquivo ao atlas. É o atlas que fornece ao passado a configuração heterogénea, díspar e vertical associada ao modelo de tempo e de pensamento mnemotécnico, noção que interessa examinar na sua componente técnica, mas, sobretudo, imaginativa e inventiva. É também o atlas que permite colocar em prática a exigência derrideana de um projecto de arquiviologia - tantas vezes comentado, mas raramente concretizado - susceptível de mapear as possibilidades e os limites do arquivo na sua contaminação com as áreas do conhecimento que, sendo por vezes estranhas à Historia da Arte, colocam em comum problemas do tempo e da imagem: Freud e a cena da escritura em Derrida; Foucault e as taxonomias borgesianas; Walter Benjamin e a telescopagem histórica; Georges Didi-Huberman e a imagem-sobrevivente, rumo a uma sistematização do conhecimento por montagem em Aby Warburg. Aby Warburg acaba por adquirir uma relevância particular por via desse projecto incontornável da história da arte que é o atlas Mnemosyne, permitindo interrogar as possibilidades de intersecção do atlas (pensado enquanto nova arquitectura para o arquivo) e o cinema. No cinema de ficção documental de realizadores como J.-L.Godard, Chris Marker e Hans-Jürgen Syberberg, o atlas permite escrever a história de uma outra forma, numa exigência que decorre da necessidade em dar conta do impensável do acontecimento traumático do passado - nesse instante de bloqueio, algo se subtrai à capacidade em recordar… e se inarquiva.
This study presents a way to think – or rethink – the archive in its relation with photography and cinema. In its confrontation with these media, the archive opens up to an ontological insight and a pragmatic claim, acquiring the status of an event: records intimate the past, a reality that is already absent and far from us, but they also comprise an opened condition of the referent, which acquires the sense of an imprint-affection that remains in a state of potential energy and return, thus undermining the principles of mimetic representation and linear time. The study therefore provides a way out for the deadlock created both by the positivist and postmodernism assumptions, ineffective to convey the historical and temporal complexity of the archive image, i.e. its ability to capture desire and to establish a system of permutations between what is recorded, remembered and imagined. Inspired by the influential essays of Jacques Derrida, as well as by the reformulation of the notion of the archive in art and art theory, this study endorses the idea that archive remnants are active and unstable, comprising repetitions, survivals and new forms of legibility: archival material is less a closed and accurate register than a creative starting point prone to offer multiple meanings and allowing the viewer to inventively address past and history. The comprehension of this reassessment requires to imagine a beyond the archive, a zone of exteriority in relation to the archive. It is argued that this concerns a movement that leads us from the archive to the atlas. It is the later that encompasses the heterogeneous and vertical features of a mnemotechnics of time and thought, a concept that shall be evaluated in its technical-imaginative aspect. It is also the atlas that allows to carry out the derridean claim concerning a project of archiviology – often commented but rarely practiced – able to map the limits and the possibilities of the archive through a broader relation with other fields that, although surpassing many times the discipline of art history, address the mutual problems of time and image: Freud and the scene of writing in Derrida’s deconstruction; Foucault and the metaphysical taxonomies of Jorge Luis Borges; Walter Benjamin and the historical constellations; Georges Didi-Huberman and the survival-image, towards the systematizing of montage as a form of thought in Aby Warburg’s historiography. Aby Warburg acquires a relevant position by means of his atlas Mnemosyne, one of the most striking devices of art history, allowing the possibility to think an intersection between the atlas (considered as a new architecture for the archive) and cinema. In the fictional documentary projects of filmmakers such as Jean-Luc Godard, Chris Marker, and Hans-Jürgen Syberberg, the atlas allows to write history through a network of original associations and affinities, fulfilling a demand that arises from the traumatic charge of the past event, signaling a powerlessness to invoke, a moment in which something is unarchived.
URI: http://hdl.handle.net/10362/18800
Designação: Doutoramento em História da Arte, especialidade de História da Arte Contemporânea
Aparece nas colecções:FCSH: DHA - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Miguel_Duarte.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.