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http://hdl.handle.net/10362/186388
Título: | On Fleshes: For a Constellation of a Contemporary Pulsive Speech |
Autor: | Matos, João Pedro Pereira de |
Orientador: | Miranda, José Augusto Nunes Bragança de |
Palavras-chave: | Carne Crise Natureza-cultura Tecnologia Social Comunicação Flesh Crisis Nature-culture Technology Communication |
Data de Defesa: | 22-Mai-2025 |
Resumo: | Há um crescente apelo do termo carne que permeia a cultura material contemporânea.
Para rastrear este fenómeno, é preciso abordar duas crises relacionadas entre si: o
problema da formação social e o problema da afectividade. Esta dissertação, servindose
de uma abordagem genealógica, começa por desemaranhar a carne da sua axiomática
cultural propondo uma fundamentação alternativa no entendimento físico da sárx na
Grécia Antiga. Esvaziada de conotações éticas e psíquicas, esta concepção de carne põe
em relevo uma ansiedade de articular uma materialidade viva partilhada, animada por
transformações naturais-culturais como a penetração, a transplantação, a extensão e, de
maneira mais significativa, a comunicação. Ao longo desta investigação, este
entendimento da carne é utilizado como bisturi histórico para dissecar mudanças
significativas na organização das relações entre corpos e nos limites da afectividade
destes. São identificadas três extensões fulcrais do termo: o uso disciplinar da carne
pecadora na doutrina do cristianismo primitivo, a transformação na era colonial da carne
em corpo mercantilizado e a articulação contemporânea da carne no contexto da
reconfiguração do corpo político global. Em cada momento histórico, a carne emerge em
simultâneo como dispositivo de saber-poder — que permite repressão, mobilização e
produtividade — e como força especulativa que interrompe discursos hegemónicos ao
introduzir multiplicidade e potencialidade nas formações sociopolíticas. Esta dualidade
revela que a carne opera não apenas como ferramenta de controlo, mas também como
lugar de resistência criativa e conceptual. Este estudo recorre a diversas concepções de
carne articuladas por pensadores como São Paulo, Santo Agostinho, Merleau-Ponty,
Richard Kearney, Hortense Spillers e Eric Santner. Ao integrar teologia, fenomenologia,
teoria crítica racial, economia política e biopolítica, aborda o discurso multifacetado
sobre a carne através de uma lente filosófico-crítica. O objectivo é construir uma
constelação contemporânea da carne que resista a mobilizações «totalitárias» do
conceito ao mesmo tempo que afirma a sua plasticidade linguística para articular a
hifenização de natureza-cultura. Esta abordagem diverge deliberadamente das
considerações culturais dominantes da carne, reenquadrando-a em tradições
inesperadas como o pensamento ecológico ou o perspectivismo antropológico. Ao
enxertar estes imaginários alternativos, este estudo conceptualiza a carne como ficção
primeira, um quase-conceito que surge no seio da abertura polimórfica da linguagem e
dos corpos. Este estudo defende que a carne assegura um espaço crítico entre as
estruturas de poder e o real, sustentando um discurso recalcitrante que estende as
capacidades afectivas dos corpos e continuamente redefine a «substância» dos laços
sociais. Situada na intersecção de natureza e cultura, esta dissertação interpreta a carne
como lente crucial para compreender o mundo tecnologicamente mediado de hoje, em
que as imagens e a informação constituem um terreno contestado e em que os
paradigmas da transparência e da representação capturam a linguagem das nossas
pulsões. Em última análise, esta investigação posiciona a carne como conceito
paradigmático para rearticular formações sociais e como ideia fundacional que permitea proliferação de imagens corporais por meio de uma fala pulsante, socialmente
generativa. Ao fazê-lo, afirma a relevância persistente da carne para navegar as
intersecções da corporização, da comunicação e da transformação social. A growing appeal for the term flesh permeates contemporary material culture. This dissertation traces this phenomenon by addressing two interrelated crises: the problem of social formation and the problem of affectivity. Adopting a genealogical approach, the study begins by disentangling flesh from its cultural axiomatics, proposing an alternative foundation rooted in the classical Greek physical understanding of sárx. Stripped of ethical and psychical connotations, this conception of flesh highlights an anxiety to articulate a shared living materiality, animated by naturalcultural transformations such as penetration, transplantation, extension, and, most significantly, communication. Throughout this research, this understanding of flesh is employed as a historical scalpel to dissect significant shifts in the organization of relations between bodies and the limits of their affectivity. The analysis identifies three pivotal extensions of the term: the disciplinary usage of sinful flesh in early Christian doctrine, the colonial-era transformation of flesh into a commodified body, and the contemporary articulation of flesh within the reconfiguration of the global body politic. In each historical juncture, flesh emerges both as an apparatus of power-knowledge—enabling repression, mobilization, and productivity—and as a speculative force that disrupts hegemonic discourses by introducing multiplicity and potentiality into socio-political formations. This duality reveals how flesh operates not merely as a tool of control but also as a site of creative and conceptual resistance. This study draws on diverse conceptions of flesh as articulated by thinkers including Paul, Augustine, Merleau-Ponty, Richard Kearney, Hortense Spillers, and Eric Santner. Integrating theology, phenomenology, critical race studies, political economy, and biopolitics, it engages with the multifaceted discourse on flesh through a critical-philosophical lens. The aim is to construct a contemporary constellation of flesh that resists “totalitarian” deployments of the concept while affirming its linguistic plasticity to articulate the hyphenation of nature-culture. This approach deliberately diverges from dominant cultural reckonings of flesh, reframing it through unexpected traditions such as ecological thought and anthropological perspectivism. By grafting these alternative imaginaries, the study conceptualizes flesh as a first fiction, a quasi-concept that arises within the polymorphous openness of language and bodies. We frame flesh as a term that reveals both the historical materiality of objects and their inherent potential for variation and animation. The study argues that flesh secures a critical spacing between power structures and the real, affording a recalcitrant discourse that extends the affective capacities of bodies and continually redefines the “stuff” of social bonds through a collective imagination of new practices of living. Situated at the intersection of nature and culture, the dissertation frames flesh as a pivotal lens for understanding today’s technologically mediated world, where images and information constitute a contested terrain, and where the paradigms of transparency and representation capture the language of our drives. Ultimately, this research positions flesh as both a paradigmatic concept for rearticulating socialformations and a foundational idea for proliferating bodily images through a pulsive, socially generative speech. In doing so, it asserts the continued relevance of flesh in navigating the intersections of embodiment, communication, and social transformation. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/186388 |
Designação: | Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Teses de Doutoramento |
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