Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/186388
Título: On Fleshes: For a Constellation of a Contemporary Pulsive Speech
Autor: Matos, João Pedro Pereira de
Orientador: Miranda, José Augusto Nunes Bragança de
Palavras-chave: Carne
Crise
Natureza-cultura
Tecnologia
Social
Comunicação
Flesh
Crisis
Nature-culture
Technology
Communication
Data de Defesa: 22-Mai-2025
Resumo: Há um crescente apelo do termo carne que permeia a cultura material contemporânea. Para rastrear este fenómeno, é preciso abordar duas crises relacionadas entre si: o problema da formação social e o problema da afectividade. Esta dissertação, servindose de uma abordagem genealógica, começa por desemaranhar a carne da sua axiomática cultural propondo uma fundamentação alternativa no entendimento físico da sárx na Grécia Antiga. Esvaziada de conotações éticas e psíquicas, esta concepção de carne põe em relevo uma ansiedade de articular uma materialidade viva partilhada, animada por transformações naturais-culturais como a penetração, a transplantação, a extensão e, de maneira mais significativa, a comunicação. Ao longo desta investigação, este entendimento da carne é utilizado como bisturi histórico para dissecar mudanças significativas na organização das relações entre corpos e nos limites da afectividade destes. São identificadas três extensões fulcrais do termo: o uso disciplinar da carne pecadora na doutrina do cristianismo primitivo, a transformação na era colonial da carne em corpo mercantilizado e a articulação contemporânea da carne no contexto da reconfiguração do corpo político global. Em cada momento histórico, a carne emerge em simultâneo como dispositivo de saber-poder — que permite repressão, mobilização e produtividade — e como força especulativa que interrompe discursos hegemónicos ao introduzir multiplicidade e potencialidade nas formações sociopolíticas. Esta dualidade revela que a carne opera não apenas como ferramenta de controlo, mas também como lugar de resistência criativa e conceptual. Este estudo recorre a diversas concepções de carne articuladas por pensadores como São Paulo, Santo Agostinho, Merleau-Ponty, Richard Kearney, Hortense Spillers e Eric Santner. Ao integrar teologia, fenomenologia, teoria crítica racial, economia política e biopolítica, aborda o discurso multifacetado sobre a carne através de uma lente filosófico-crítica. O objectivo é construir uma constelação contemporânea da carne que resista a mobilizações «totalitárias» do conceito ao mesmo tempo que afirma a sua plasticidade linguística para articular a hifenização de natureza-cultura. Esta abordagem diverge deliberadamente das considerações culturais dominantes da carne, reenquadrando-a em tradições inesperadas como o pensamento ecológico ou o perspectivismo antropológico. Ao enxertar estes imaginários alternativos, este estudo conceptualiza a carne como ficção primeira, um quase-conceito que surge no seio da abertura polimórfica da linguagem e dos corpos. Este estudo defende que a carne assegura um espaço crítico entre as estruturas de poder e o real, sustentando um discurso recalcitrante que estende as capacidades afectivas dos corpos e continuamente redefine a «substância» dos laços sociais. Situada na intersecção de natureza e cultura, esta dissertação interpreta a carne como lente crucial para compreender o mundo tecnologicamente mediado de hoje, em que as imagens e a informação constituem um terreno contestado e em que os paradigmas da transparência e da representação capturam a linguagem das nossas pulsões. Em última análise, esta investigação posiciona a carne como conceito paradigmático para rearticular formações sociais e como ideia fundacional que permitea proliferação de imagens corporais por meio de uma fala pulsante, socialmente generativa. Ao fazê-lo, afirma a relevância persistente da carne para navegar as intersecções da corporização, da comunicação e da transformação social.
A growing appeal for the term flesh permeates contemporary material culture. This dissertation traces this phenomenon by addressing two interrelated crises: the problem of social formation and the problem of affectivity. Adopting a genealogical approach, the study begins by disentangling flesh from its cultural axiomatics, proposing an alternative foundation rooted in the classical Greek physical understanding of sárx. Stripped of ethical and psychical connotations, this conception of flesh highlights an anxiety to articulate a shared living materiality, animated by naturalcultural transformations such as penetration, transplantation, extension, and, most significantly, communication. Throughout this research, this understanding of flesh is employed as a historical scalpel to dissect significant shifts in the organization of relations between bodies and the limits of their affectivity. The analysis identifies three pivotal extensions of the term: the disciplinary usage of sinful flesh in early Christian doctrine, the colonial-era transformation of flesh into a commodified body, and the contemporary articulation of flesh within the reconfiguration of the global body politic. In each historical juncture, flesh emerges both as an apparatus of power-knowledge—enabling repression, mobilization, and productivity—and as a speculative force that disrupts hegemonic discourses by introducing multiplicity and potentiality into socio-political formations. This duality reveals how flesh operates not merely as a tool of control but also as a site of creative and conceptual resistance. This study draws on diverse conceptions of flesh as articulated by thinkers including Paul, Augustine, Merleau-Ponty, Richard Kearney, Hortense Spillers, and Eric Santner. Integrating theology, phenomenology, critical race studies, political economy, and biopolitics, it engages with the multifaceted discourse on flesh through a critical-philosophical lens. The aim is to construct a contemporary constellation of flesh that resists “totalitarian” deployments of the concept while affirming its linguistic plasticity to articulate the hyphenation of nature-culture. This approach deliberately diverges from dominant cultural reckonings of flesh, reframing it through unexpected traditions such as ecological thought and anthropological perspectivism. By grafting these alternative imaginaries, the study conceptualizes flesh as a first fiction, a quasi-concept that arises within the polymorphous openness of language and bodies. We frame flesh as a term that reveals both the historical materiality of objects and their inherent potential for variation and animation. The study argues that flesh secures a critical spacing between power structures and the real, affording a recalcitrant discourse that extends the affective capacities of bodies and continually redefines the “stuff” of social bonds through a collective imagination of new practices of living. Situated at the intersection of nature and culture, the dissertation frames flesh as a pivotal lens for understanding today’s technologically mediated world, where images and information constitute a contested terrain, and where the paradigms of transparency and representation capture the language of our drives. Ultimately, this research positions flesh as both a paradigmatic concept for rearticulating socialformations and a foundational idea for proliferating bodily images through a pulsive, socially generative speech. In doing so, it asserts the continued relevance of flesh in navigating the intersections of embodiment, communication, and social transformation.
URI: http://hdl.handle.net/10362/186388
Designação: Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento_João_Pereira_Matos.pdf3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.