Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/184805
Título: How can journalism and its professionals adapt to young people´s demands in terms of journalistic value?
Autor: Araújo, Vasco Avides Moreira de
Orientador: Ponte, Maria Cristina Mendes da
Ribeiro, Fernando Vasco Moreira
Palavras-chave: Interlopers
Info-encer
Journalism
Social media
Youth
Jornalismo
Redes sociais
Jovens
Data de Defesa: 7-Mai-2025
Resumo: The transition from traditional to digital journalism has led to transformations in how news organizations and individual journalists interact with audiences, with a fierce ongoing competition between professional news sources and peripheral actors disputing for the public´s attention. In a complex digital setting, young people are frequently consuming information through social media platforms, where novel individual alternative voices in the periphery of journalism become relevant to consider. This is because their approach - in terms of format, language and content – resonates with youth´s preferences in terms of communication traits and thus empowers such content creators in becoming credible information sources who are able to contextualize and simplify news. This dissertation examines how journalism and its professionals are adapting to young people´s needs in terms of journalistic value. Specifically, the study considers two dimensions – production and reception – to bring awareness of how journalists in Portugal (whose work is directly aimed at youth or whose social media use is incorporated in their journalistic role) are adapting their communicative practices to bring news to those who are more distant from traditional journalism. Moreover, this study analyses how adolescents aged 13 to 18 engage with content on social media platforms where they go to more frequently, as well as youngsters´ preferred traits when it comes to individual information sources. The results show that news organizations in Portugal coming from the public and the private sector are neglecting young people in terms of the production of regulated news content for this specific audience. There is a generalized resistance from professional journalists towards the individualization of the journalistic role. However, this is incongruent with youth´s preferences for individual information sources who are able to connect with those who are distant from legacy media. Adolescents seek for alternative voices who are able to inspire them, to educate rather than merely informing. Journalism and its professionals have the challenge of revolutionizing how they operate in the digital sphere, as their future actions – depending also on the contribution of certain peripheral actors who may reinvigorate the institution without losing its virtue – will help shape how young people make informed decisions, fighting against those who continuously weaken democracy by spreading misinformation.
A transição do jornalismo tradicional para o digital levou a transformações relativamente a como organizações jornalísticas e jornalistas individuais interagem com as audiências, com uma competição contínua e feroz entre fontes de informação credível e atores periféricos, que disputam pela atenção do público. Num universo digital complexo, os jovens estão frequentemente a consumir informação através das redes sociais, onde vozes individuais alternativas na periferia do jornalismo se tornam importantes a considerar. Isto deve-se à abordagem – em termos de formato, linguagem e conteúdo – que ressoa com as preferências dos jovens em termos de características comunicacionais, e como tal empodera estes criadores de conteúdo, que se tornam fontes de informação credíveis, capazes de contextualizar e simplificar as notícias. Esta dissertação examina como é que o jornalismo e os seus profissionais se estão a adaptar às necessidades dos jovens em termos de valor jornalístico. Especificamente, este estudo considera duas dimensões – produção e receção – para consciencializar sobre como jornalistas em Portugal (cujo trabalho seja diretamente dirigido a jovens ou cujo uso das redes sociais esteja incorporado no seu trabalho enquanto jornalista) estão a adaptar as suas práticas comunicativas para trazerem notícias àqueles que estão mais distantes do jornalismo tradicional. Por outro lado, este estudo analisa como jovens adolescentes entre os 13 e os 18 anos se envolvem com conteúdos nas plataformas digitais onde vão mais frequentemente, assim como as características preferidas dos jovens relativamente a fontes de informação individuais. Os resultados mostram que organizações jornalísticas em Portugal – seja do setor público ou privado – estão a negligenciar os jovens em termos de produção de conteúdos noticiosos regulados. Há uma resistência generalizada de jornalistas profissionais relativamente à individualização do seu cargo. Contudo, isto é incongruente com as preferências dos jovens por fontes individuais, capazes de conectar com aqueles que estão mais distantes dos meios de comunicação tradicionais. Os adolescentes procuram vozes alternativas que sejam capazes de os inspirar, de os educar em vez de apenas os informar. O jornalismo e os seus profissionais têm o desafio de revolucionar como operam na esfera digital, uma vez que as suas ações futuras – que dependem também da contribuição de certos atores periféricos que podem revigorar a instituição sem que esta perca a sua virtude – vão ajudar a definir como os jovens farão decisões informadas, lutando contra aqueles que enfraquecem continuamente a democracia ao espalharem desinformação.
URI: http://hdl.handle.net/10362/184805
Designação: Doutoramento em Ciências da Comunicação. especialidade em Estudos dos Media e Jornalismo
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Teses de Doutoramento

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