Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/184727
Título: Interactive documentaries and the remediation of home movies: towards new digital platforms for the access practices of public archives
Autor: Mencaroni, Arianna
Orientador: Vicente, Paulo Nuno
Cádima, Francisco Rui
Palavras-chave: Documentário interativo
Filmes caseiros
Arquivos de imagens em movimento
Interactive documentary
Home movies
Moving images archives
Data de Defesa: 19-Jul-2024
Resumo: A reapropriação de filmes caseiros – aqueles filmes íntimos e de pequena dimensão, inicialmente criados em espaços domésticos para usufruto privado – possui uma tradição significativa nos domínios do cinema documental e experimental. Durante a última década, numerosos arquivos locais embarcaram em projetos ambiciosos para resgatar e celebrar o patrimônio cinematográfico amador e doméstico de suas comunidades. Essas iniciativas visam não apenas recuperar esses tesouros cinematográficos pessoais, mas também proporcionar acesso às suas coleções de maneira inovadora, através de meios criativos, incluindo novas narrativas audiovisuais baseadas na web. Ao mesmo tempo, no âmbito dos estudos do documentário interativo – um campo rigorosamente explorado por autores como Aston, Gaudenzi, Rose (2017), Gifreu-Castells (2013) e Nash (2022) – observou-se que as capacidades digitais da web facilitaram o surgimento de objetos digitais em rede. Esses objetos representam uma mudança de paradigma na narração audiovisual linear para narrativas espacialmente mais complexas e em camadas, transformando os espectadores de observadores fisicamente passivos em participantes ativos que podem navegar e, em alguns casos, modificar ou contribuir para o conteúdo. Esta tese pretende explorar não a essência existencial dos documentários interativos, mas o seu potencial tangível como entidades culturais dentro do cenário audiovisual contemporâneo. Especificamente, examina a sua capacidade de remediação de filmes caseiros no contexto de práticas de exposição e reutilização de arquivos públicos. Empregando uma metodologia orientada para a prática, esta investigação analisa o projeto TRAÇA do Arquivo Municipal Videoteca de Lisboa e prototipa documentários interativos utilizando as ferramentas de autoria Klynt e Korsakow. Inicialmente, este estudo conceptualiza os filmes caseiros como objetos multifacetados: como 'operadores ideológicos' (Odin, 2022), revelando narrativas ocultas através da sua reconfiguração audiovisual; como 'objetos agrupados' (Poos, 2016), oscilando entre o seu papel documental e o seu potencial material criativo dentro das redes de arquivos; e como 'vetores dinâmicos' (Zimmermann, 2014), promovendo 'contiguidades' em vez de 'continuidades' e permitindo a emergência de 'polivocalidades.' Além disso, os documentários interativos são considerados formas híbridas em que a lógica dupla de remediação (Bolter, 2007) se manifesta tanto na continuidade quanto na descontinuidade com as práticas tradicionais de documentário. Ferramentas como o Klynt e o Korsakow representam artefatos culturais que incorporam ideologias culturais e exercem agência, tal como salientado por autores como Adrian Miles (2014), Craig Hight (2017) e Anna Wiehl (2018). Ao aplicar a abordagem semio-pragmática de Roger Odin (2022) para analisar a transição dos filmes caseiros de seus contextos originais de exibição para novos ambientes, esta investigação revela diversos modos de recepção dentro do espaço comunicativo do arquivo da Videoteca, propondo novas interações. Ao criar protótipos como 'Amadores em Lisboa' no Klynt e 'Déjà vu' no Korsakow, a investigação põe em evidência as diferentes capacidades de cada software. Como se demonstra, usando a terminologia de Jaime Baron (2014), o Klynt suporta a criação de narrativas de base de dados em que o efeito arquivístico de 'disparidade temporal' é enfatizado, enquanto o Korsakow se presta a 'anti-narrativas' marcadas por 'disparidade intencional', facilitando uma exploração performativa única.
The re-appropriation of home movies—those intimate, small-gauge films originally created in domestic spaces for private enjoyment—has a significant tradition in documentary and experimental cinema. Over the past decade, numerous local archives have undertaken ambitious projects to preserve and celebrate the amateur and home movie heritage of their communities. These initiatives not only aim to recover these personal cinematic treasures but also to provide innovative access to their collections through creative means, such as new web-based audiovisual narratives. Simultaneously, in the field of interactive documentary studies—a domain rigorously explored by scholars like Aston, Gaudenzi, Rose (2017), Gifreu-Castells (2013), and Nash (2022)—it has been observed that the digital capabilities of the web have facilitated the emergence of networked digital objects. These objects represent a paradigm shift from linear audiovisual storytelling to more spatially complex and layered narratives, transforming viewers from passive observers into active participants who can navigate, and in some cases, modify or contribute to the content. This thesis aims to explore not the existential essence of interactive documentaries but their tangible potential as cultural entities within the contemporary audiovisual landscape. Specifically, it examines their ability to remediate home movies within the context of public archives' exhibition and repurposing practices. Using a practice-led methodology, this research scrutinizes the TRAÇA project by the Arquivo Municipal Videoteca of Lisbon and prototypes interactive documentaries using the Klynt and Korsakow authoring tools. Initially, this study conceptualizes home movies as multifaceted objects: as 'ideological operators' (Odin, 2022) that reveal concealed narratives through audiovisual reconfiguration; as 'bundled objects' (Poos, 2016) that oscillate between their documentary role and their creative material potential within archival networks; and as 'dynamic vectors' (Zimmermann, 2014) that foster 'contiguities' rather than 'continuities,' enabling 'polyvocalities' to emerge. Furthermore, interactive documentaries are viewed as hybrid forms where the dual logic of remediation (Bolter, 2007) manifests in both continuity and discontinuity with traditional documentary practices. Tools like Klynt and Korsakow represent cultural artifacts that embody cultural ideologies and possess agency, as highlighted by scholars such as Adrian Miles (2014), Craig Hight (2017), and Anna Wiehl (2018). By applying Roger Odin's semio-pragmatic approach (2022) to analyze the transition of home movies from their original exhibition contexts to new environments, this research uncovers diverse modes of reception within the communicative space of the Videoteca archive, proposing novel interactions. In creating prototypes such as 'Amateurs in Lisbon' in Klynt and 'Déjà vu' in Korsakow, the research emphasizes the distinct affordances of each software. Using the archival effect's terminology from Jamie Baron (2024), Klynt supports the creation of database narratives that highlight the archival effect of "temporal disparity," while Korsakow facilitates "anti-narratives" characterized by "intentional disparity," enabling unique performative explorations.
URI: http://hdl.handle.net/10362/184727
Designação: Doutoramento em Media Digitais, especialidade em Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Teses de Doutoramento

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