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dc.contributor.authorPinto, José Miguel Nicolau-
dc.date.accessioned2025-06-24T21:17:54Z-
dc.date.available2025-06-24T21:17:54Z-
dc.date.issued2022-01-
dc.identifier.issn2183-1750-
dc.identifier.otherPURE: 118417866-
dc.identifier.otherPURE UUID: d0b771ec-79d3-4be9-8d61-f2a701463dc5-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-6454-7123/work/102921784-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/184402-
dc.descriptionUIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020-
dc.description.abstractEste artigo incide sobre a presença do sagrado na “Trilogia de Deus”, de João César Monteiro, e sobre a forma como esta é articulada através de elementos e referências musicais religiosas. A aceção de cinema como sagrado, ou seja, como oposto ao profano e, consequentemente, ao “nosso” mundo, tem consequências evidentes na obra de Monteiro. A forma como o mesmo alcança este sagrado é recorrente nos vários meios que constituem o “híbrido medial” que é o filme. A presença musical na “Trilogia de Deus” torna-se uma dessas ferramentas do realizador de alcançar ou, pelo menos, referir, o sagrado nos seus filmes. Este artigo analisa algumas das referências religiosas retorcidas, através das quais César Monteiro procura não o sagrado católico, mas um outro sagrado, que se desenvolve sobre valores que o catolicismo chega a condenar. A principal hipótese defendida é a de que o sagrado na “Trilogia” se desenvolve, pelo menos em parte, a partir das referências musicais religiosas – por um lado, pelo espaço contextual a que são associadas e, por outro, pela subversão desse mesmo espaço. A partir da análise de exemplos particulares, pretende-se desenvolver esta hipótese através de argumentos relativos à interpretação de certos elementos visuais, narrativos e principalmente musicais.en
dc.format.extent32-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00472%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00472%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMusica e cinema-
dc.subjectSagrado-
dc.subjectJoão César Monteiro-
dc.subjectMúsica religiosa-
dc.titleA música e o sagrado na Trilogia de Deus de João César Monteiro-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage91-
degois.publication.issue1-
degois.publication.lastPage122-
degois.publication.titleAniki: Portuguese Journal of the Moving Image-
degois.publication.volume9-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.799-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.contributor.institutionInstituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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