Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/184402
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, José Miguel Nicolau | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-24T21:17:54Z | - |
dc.date.available | 2025-06-24T21:17:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-01 | - |
dc.identifier.issn | 2183-1750 | - |
dc.identifier.other | PURE: 118417866 | - |
dc.identifier.other | PURE UUID: d0b771ec-79d3-4be9-8d61-f2a701463dc5 | - |
dc.identifier.other | ORCID: /0000-0002-6454-7123/work/102921784 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/184402 | - |
dc.description | UIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020 | - |
dc.description.abstract | Este artigo incide sobre a presença do sagrado na “Trilogia de Deus”, de João César Monteiro, e sobre a forma como esta é articulada através de elementos e referências musicais religiosas. A aceção de cinema como sagrado, ou seja, como oposto ao profano e, consequentemente, ao “nosso” mundo, tem consequências evidentes na obra de Monteiro. A forma como o mesmo alcança este sagrado é recorrente nos vários meios que constituem o “híbrido medial” que é o filme. A presença musical na “Trilogia de Deus” torna-se uma dessas ferramentas do realizador de alcançar ou, pelo menos, referir, o sagrado nos seus filmes. Este artigo analisa algumas das referências religiosas retorcidas, através das quais César Monteiro procura não o sagrado católico, mas um outro sagrado, que se desenvolve sobre valores que o catolicismo chega a condenar. A principal hipótese defendida é a de que o sagrado na “Trilogia” se desenvolve, pelo menos em parte, a partir das referências musicais religiosas – por um lado, pelo espaço contextual a que são associadas e, por outro, pela subversão desse mesmo espaço. A partir da análise de exemplos particulares, pretende-se desenvolver esta hipótese através de argumentos relativos à interpretação de certos elementos visuais, narrativos e principalmente musicais. | en |
dc.format.extent | 32 | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00472%2F2020/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00472%2F2020/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Musica e cinema | - |
dc.subject | Sagrado | - |
dc.subject | João César Monteiro | - |
dc.subject | Música religiosa | - |
dc.title | A música e o sagrado na Trilogia de Deus de João César Monteiro | - |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 91 | - |
degois.publication.issue | 1 | - |
degois.publication.lastPage | 122 | - |
degois.publication.title | Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image | - |
degois.publication.volume | 9 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n1.799 | - |
dc.description.version | publishersversion | - |
dc.description.version | published | - |
dc.contributor.institution | Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH) | - |
Aparece nas colecções: | FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
799-Texto_Artigo-3755-1-10-20220112.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.