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http://hdl.handle.net/10362/18415
Título: | Acumulação de acidentes rodoviários em Portugal Continental : contributos dos Sistemas de Informação Geográfica |
Autor: | Braceiro, Diana Pacheco |
Orientador: | Julião, Rui Pedro Fernandes, Ricardo Correia |
Palavras-chave: | Acidentes rodoviários Modelos de Análise Espacial Black spots Sistemas de Informação Geográfica (SIG) Road accidents Spatial Analysis Models Black spots Geographic Information System (GIS) |
Data de Defesa: | 8-Abr-2016 |
Resumo: | Os acidentes rodoviários são uma das principais causas de morte mundiais. Considerando a necessidade de redução da sinistralidade rodoviária e das suas consequências, é fundamental a implementação de acções de prevenção e correcção em zonas de intervenção prioritárias. Este relatório aborda os aspectos metodológicos da identificação de zonas de acumulação de acidentes rodoviários, também usualmente definidos como black spots. Existem diversas metodologias e parâmetros de abordagem na sua identificação e os sistemas de informação geográfica surgem como uma mais-valia para a sua avaliação.
As áreas urbanas e as áreas não urbanas em Portugal Continental, com as suas especificidades territoriais, apresentam diferentes tipos de exposição ao risco, bem como diferentes referências geográficas, levantando assim desafios na elaboração, desenvolvimento e teste de modelos de análise espacial. Os resultados da aplicação destes modelos poderão servir de base para futuras aplicações.
O relatório de estágio proposto tem como principal objectivo a criação de dois modelos de análise espacial que caracterizem e ajudem à análise dos black spots em Portugal Continental: um modelo implementado para a área urbana e outro para a área não urbana. Road accidents are one of the main causes of death worldwide. Therefore, considering the need to reduce these, it is essential to implement actions in the identified priority areas for prevention. The present study approaches the methodologies for identifying the areas with the highest accumulation of road accidents, also known as Black Spots. These methodologies are diverse, and the Geographic Information Systems (GIS) brings an added value to their evaluation. The urban and non-urban areas of mainland Portugal, with their specific territorial characteristics, have different levels of risk exposure and geographic references, raising challenges in the elaboration, development and try-out of spatial analysis models. Results obtained from applying these models may provide the basis for future implementations. This study has the main goal of creating two models for spatial analysis that characterize and support the analysis of Black spots in mainland Portugal, one model implemented for the urban and one for the non-urban areas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/18415 |
Designação: | Relatório de Estágio de Mestrado em Gestão do Território, Especialização em Detecção Remota e Sistemas de Informação Geográfica |
Aparece nas colecções: | FCSH: DGPR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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