Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/184104
Título: Using picturebooks as a prompt for spoken interaction and critical thinking skills among EFL learners
Autor: Folini, Melanie Alves
Orientador: Rapanta, Chrysi
Palavras-chave: Picturebook
Interação oral
Ensino dialógico
Pensamento crítico
Alunos do ensino secundário
Sala de aula de EFL
Relatório de estágio
Spoken interaction
Dialogic teaching
Critical thinking
Secondary learners
EFL classroom
Data de Defesa: 10-Abr-2025
Resumo: Este relatório analisa a forma como uma abordagem centrada na utilização de livros ilustrados como sugestões para desenvolver a interação oral dos alunos pode melhorar as suas competências de pensamento crítico. O estudo foi realizado no ano letivo de 2023-2024, como um estudo de investigação-ação durante o meu estágio de ensino. Durante o estágio, duas turmas do 10.º ano foram observadas durante quase cinco meses e depois lecionadas durante quatro meses. Em cada aula, os alunos tinham de refletir sobre um tópico específico, relacionado com o currículo de inglês, e discuti-lo uns com os outros, seguindo a abordagem dialógica. Os dados foram recolhidos através de gravações de ensino, que foram posteriormente transcritas, e de pequenas produções escritas dos alunos, baseadas na sua análise do tópico e do livro ilustrado, e nas suas reflexões. Os resultados revelaram uma maior taxa de participação dos alunos durante os debates na aula. Além disso, a profundidade da sua contribuição no início da fase de observação e no final da minha fase de ensino revelou um nível mais elevado de autoconsciência relacionado com a sua capacidade de expressão oral.
This report analyses how an approach centered on using picturebooks as prompts to develop students spoken interaction could enhance their critical thinking skills. The study was carried out in the 2023–2024 academic school year, as an action research study during my teaching practicum. During the practicum, two Grade 10 classes were observed for almost five months and then taught for four months. In each lesson, students were required to reflect on a specific topic, related to the English curriculum, and discuss it with each other following a dialogic framework. Data was collected through teaching recordings, which were then transcribed, and students’ short written productions, based on their analysis of the topic and picturebook, and their reflections. Results revealed a higher rate of learner participation during class discussions. Additionally, the depth of their contribution at the beginning of the observation stage and at the end of my teaching stage revealed a higher level of self-awareness related to their speaking skills ability.
URI: http://hdl.handle.net/10362/184104
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Melanie_Alves_Folini.pdf2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.