Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18359
Título: A escrita em voz alta
Autor: Aboim, Adriana Carvalho
Orientador: Zink, Rui
Santos, Maria do Rosário Laureano
Palavras-chave: Voz
Leitura
Oralidade
Interação
Apropriação
Autonomia
Voice
Reading
Orality
Interaction
Appropriation
Autonomy
Data de Defesa: 10-Mar-2016
Resumo: Este relatório resulta de uma experiência de Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo 2014/2015, das disciplinas de Português e Latim, ao 10.º e ao 11.º anos, respetivamente, na Escola Secundária de Pedro Nunes e na Escola Secundária de Camões, ambas situadas em Lisboa. O tema central que orientou o período de estágio e, posteriormente, a reflexão aqui descrita, versou sobre a oralidade e a prática da leitura em voz alta em sala de aula, como componentes essenciais para uma melhor apropriação interpretativa, literária e linguística, por parte dos alunos, dos textos sugeridos pelos conteúdos programáticos e escolhidos pelos professores de cada disciplina. Com este propósito, procurou-se também tirar partido da anterior experiência pessoal e profissional na área do Teatro, para abordar, na prática, alguns dos conteúdos trabalhados, nomeadamente a expressão oral dos textos, no que respeita a questões relacionadas com a fluência, o tom, a dicção, a enunciação, o volume, a postura corporal, a confiança ou a desinibição. No primeiro capítulo, começa por ser abordado, de um ponto de vista teórico, o papel da transmissão oral ao longo dos séculos, como base e fundamento da tradição literária e cultural da civilização europeia e a sua importância para a construção de uma identidade social do Homem, para o entendimento da língua e para a capacidade de leitura, de escrita, de receção e interpretação dos textos. No mesmo capítulo, num segundo momento, reflete-se sobre o modo como a prática da oralidade é relevante e reveladora dos textos em contexto escolar e de que forma a sua apropriação oral e física, por parte dos alunos, se torna essencial para a capacidade de entendimento e de interpretação desses mesmos textos. Esta prática contribuirá igualmente para a aquisição de competências literárias e linguísticas importantes no desenvolvimento da leitura e da escrita, da comunicação, da expressão, da interação e sociabilização entre pares e, finalmente, para o desenvolvimento da autonomia do aluno no seu próprio processo de aprendizagem. No segundo capítulo, são descritas as aulas lecionadas durante o tempo de estágio em cada escola, bem como as reflexões e conclusões possíveis resultantes da experimentação dos objetivos e das intenções que aqui se propõem defender. PALAVRAS-CHAVE:
This report is the result of a one year Supervised Teaching Experience of Portuguese language and Latin, throughout 2014/2015, to 10th and 11th grades at Escola Secundária de Pedro Nunes and Escola Secundária de Camões in Lisbon. The orality and the practice of reading out loud in a classroom as essential components for students to acquire a linguistic and literary interpretation of programmatic texts was the main theme of this experience period and the reflection here presented. The previous Theatre professional experience was used to explore in practice questions like fluency, tone, diction, enunciation, volume, physical posture, confidence and disinhibition on oral expression of texts. In the first chapter we start by theoretically approach the importance of oral transmission throughout the centuries as the base and foundation of European literary and cultural tradition of our civilization and its role on the construction of Men’s social identity, understanding of language, reading and writing capacity as well as text capture and interpretation. On a second part of this same chapter, the reflexion focus on the way the orality practice is relevant or revealing of literary texts in a scholar context. The aim is to explore the way students’ oral and physical appropriation of literature becomes essential for their own understanding and interpretation of texts, as well as their acquisition of literary and linguistic skills essential for reading, writing, communication, expression, interaction and socialization among pairs plus the own student’s relationship with its own learning process. In a second and last chapter, the lectured classes on each school are fully described and possible considerations and conclusions extracted from the experimentations proposed.
URI: http://hdl.handle.net/10362/18359
Designação: Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino do Português e das Línguas Clássicas
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio - Adriana Aboim - A escrita em voz alta.pdf7,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.