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Título: O conhecimento explícito da língua : a oração relativa na aula de Português e Latim
Autor: Almeida, Ana Margarida Abreu de
Orientador: Lobo, Maria
Santos, Maria do Rosário Laureano
Palavras-chave: Prática de Ensino Supervisionada
Ensino de Português e Latim
Conhecimento explícito da língua
Oficina gramatical
Aprendizagem pela descoberta
Oração subordinada adjetiva relativa
Supervised Teaching Practice
Portuguese and Latin Teaching
Language awareness
Grammar lab
Learning by discovery
Relative clause
Data de Defesa: 9-Mar-2016
Resumo: O presente relatório diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português, desenvolvida na Escola Secundária José Gomes Ferreira, e em Línguas Clássicas, no Colégio de São Tomás, durante o ano letivo de 2014/15. O relatório é constituído por duas partes fundamentais. Na primeira parte, encontra-se a fundamentação teórico-didática relativa ao tema trabalhado na PES, i.e., o estudo da oração subordinada adjetiva relativa, com recurso a uma metodologia específica (sobretudo na aula de Português) – a oficina gramatical. Nesta o aluno segue métodos de trabalho característicos da investigação científica, aprendendo pela descoberta. A oficina gramatical contempla diversas fases: observação de dados, formulação de hipóteses, teste das hipóteses por meio de atividades de manipulação de dados, validação das hipóteses, elaboração de generalizações gramaticais, realização de exercícios de treino e, por fim, avaliação das aprendizagens. A segunda parte do relatório apresenta a descrição e a reflexão crítica sobre as aulas observadas e lecionadas nas duas escolas cooperantes: no caso do Português, as aulas são relativas ao 10.º ano de escolaridade, e no caso do Latim, ao 9.º ano de escolaridade. Procurou-se promover, em ambas as disciplinas, uma atitude de reflexão sobre a língua. No caso concreto do Português, essa reflexão foi orientada com vista à tomada de consciência de diferenças entre estruturas da variedade padrão e de variedades não padrão.
This report refers to my Supervised Teaching Practice in the Portuguese Language developed at Escola Secundária José Gomes Ferreira and in Classical Languages at Colégio de São Tomás during the school year of 2014/15. The report has two main parts. In the first one I present the theoretical and didactic explanation related to the subject of my Supervised Teaching Practice, i.e., the study of the relative clause using a specific methodology (mainly in the Portuguese lessons) – grammar lab. In the grammar lab the student follows a typical method of scientific research – learning by discovery. The grammar lab is developed in several stages: observation of data, hypothesizing, applying the hypothesis to practical exercises, validation of the hypothesis, construction of general grammatical rules, completion of practical activities and to finalize the learning assessment. The second part of this report describes and reflects on the observed and taught lessons at both schools: the Portuguese lessons refer to the tenth grade, and the Latin lessons to the ninth grade. In both subjects an attitude of reflection on language was pursued and promoted. The aforementioned reflection promoted awareness of differences between the standard variety of Portuguese and non-standard varieties.
URI: http://hdl.handle.net/10362/18357
Designação: Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

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