Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/183492
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dc.contributor.advisorNeves, Marco António Franco-
dc.contributor.authorBaptista, Joana Martins-
dc.date.accessioned2025-05-27T17:40:24Z-
dc.date.available2025-05-27T17:40:24Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2024-11-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/183492-
dc.description.abstractEste estudo investiga a potencial promoção de criatividade em aulas de Inglês como Língua Estrangeira (EFL) através da integração de textos literários com tecnologias digitais. Utilizando as metodologias de Investigação-Ação e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, esta pesquisa é orientada por uma questão de investigação principal, que examina o impacto de como a criatividade pode ser promovida através da exploração de textos literários combinados com o uso de tecnologia, e por duas sub-questões de investigação orientadas, por um lado, para o papel da literatura na promoção do processo criativo e, por outro, para a forma como as ferramentas digitais podem apoiar este mesmo processo, ambas direcionadas para contextos EFL. Uma perspetiva teórica abrangente sobre a evolução histórica da criatividade, as suas várias definições, e a sua crescente relevância em contexto educativo fundamentam o quadro teórico deste estudo. Com base na análise desta teoria, foram concebidas e lecionadas cinco unidades didáticas, três das quais, desenvolvidas com base em contos selecionados de Jean de La Fontaine, Hans Christian Andersen e Charles Dickens, são aqui detalhadas e analisadas. Estas unidades incluíram tarefas sequenciadas, e desenhadas para desenvolver competências de pensamento de ordem superior, e, em última análise, promover o processo criativo. As tarefas foram estruturadas em atividades pré-, durante-, e pós-leitura, com o intuito de tornar os alunos mais independentes na sua execução à medida que as unidades avançavam. Uma variedade de ferramentas digitais, juntamente com imagens geradas pelo modelo de linguagem baseado em Inteligência Artificial, ChatGPT, foram integradas nas atividades em sala para auxiliar a interpretação literária dos alunos, com o intuito de promover a sua expressão criativa. A abordagem de métodos mistos, incorporando a recolha de dados quantitativos e qualitativos, permitiu uma análise ampla das respostas dos participantes e da eficácia da intervenção deste estudo. Os resultados sugerem que os textos literários, quando apoiados pelo uso de ferramentas digitais, podem enriquecer a experiência de aprendizagem, aumentar a motivação e promover a criatividade dos alunos em contextos EFL. Em última análise, este estudo pretende oferecer novas perspetivas a educadores que procuram promover competências inovadoras e criativas em salas de aula de língua estrangeira.pt_PT
dc.description.abstractThis study investigates the potential to promote creativity in English as a Foreign Language (EFL) classrooms through the combination of literary texts and digital technologies. Using Action Research and Task-Based Language Teaching methodologies, the research is guided by one primary research question, which examines the overall impact of how creativity can be promoted through the exploration of literary texts with the integration of technology, and two sub-research questions focusing on the literature’s role in promoting creative expression and how digital tools can also support this same process, both in EFL contexts. Theoretical insights into the historical evolution of creativity, its definitions, and its increasing relevance in education lay the theoretical groundwork for this study. Five didactic units were designed and taught, three of which, created around selected short stories from authors Jean de La Fontaine, Hans Christian Andersen, and Charles Dickens, are hereby detailed and analysed. These units included sequenced tasks designed to build higher-order thinking skills, personal engagement, and, ultimately, promote creative processes. The tasks were scaffolded into pre-, while-, and post-reading activities that transitioned from teacher-guided to learner-centred. Various digital tools, alongside images generated by the Artificial Intelligence-based language model ChatGPT, were integrated into classroom activities, providing learners with in-depth literary knowledge intended to trigger their creative expression. The mixed-methods approach, incorporating both quantitative and qualitative data, enabled a comprehensive analysis of learners’ responses and the efficacy of this study’s intervention. Findings suggest that literary texts, when supported by digital tools, can enrich the learning experience, enhance motivation, and promote the creativity of EFL learners. Ultimately, this study intends to offer insights for educators seeking to promote innovative and creative skills in modern foreign language classrooms.pt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_PT
dc.subjectTexto literáriopt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subjectChatGPTpt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectEnglish and a Foreign Languagept_PT
dc.subjectLiterary textpt_PT
dc.subjectDigital technologiept_PT
dc.titlePromoting Creativity through the Exploration of Literary Texts in the Age of Technologypt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT
dc.identifier.tid203937678pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

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