Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/183489
Título: The impact of technological tools on students’ ability to write
Autor: Santos, Joana Maria Calçada dos
Orientador: Neves, Marco António Franco
Palavras-chave: Inglês como Língua Estrangeira
Inteligência Artificial
Escrita
Investigação-Ação
Avaliação
English as a foreign language
Artificial Intelligence
Writing Skills
Action Research
Relatório de estágio
Data de Defesa: 1-Abr-2025
Resumo: A escrita constitui uma componente essencial do processo de aprendizagem do inglês como língua estrangeira, sendo, contudo, um dos desafios mais complexos para os alunos ultrapassarem. O presente relatório tem como objetivo explorar novas estratégias para abordar estas dificuldades, mediante a integração da inteligência artificial e de ferramentas de escrita automáticas baseadas em processamento de linguagem natural no contexto de sala de aula. Em particular, são examinadas questões fundamentais relacionadas com a implementação da inteligência artificial na educação, com especial foco na melhoria das competências escritas dos alunos. Para tal, são abordadas duas questões principais: de que forma a tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento da capacidade escrita dos alunos e como a utilização de ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial, com um propósito bem definido, pode impactar o conhecimento crítico, as considerações éticas e a motivação dos estudantes. A metodologia adotada foi a de investigação-ação, com o estudo a decorrer ao longo de um ano letivo, envolvendo diversas atividades e projetos. Este relatório inclui igualmente uma caracterização detalhada das turmas envolvidas, bem como do estágio e das experiências associadas à fase de implementação. Por fim, uma análise dos dados recolhidos ao longo do ano é realizada, com destaque para os trabalhos escritos dos alunos, evidenciando o impacto positivo das ferramentas de inteligência artificial e da tecnologia no desenvolvimento da proficiência escrita. Os resultados apontam melhorias significativas na organização e extensão dos parágrafos, evidenciando a importância da alocação de tempo e recursos adequados, nomeadamente o feedback intensivo providenciado pela professora e pelas ferramentas de inteligência artificial. O que contribuiu para melhorias na estruturação de ideias e ampliação do conhecimento gramatical e lexical, permitindo uma integração eficaz destas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, os alunos alcançaram melhorias significativas na sua capacidade de escrita e reflexão, demonstrando o potencial da utilização destas ferramentas no contexto educativo.
Writing plays a critical role in the process of learning English as a foreign language, yet it remains one of the most challenging skills for students to master. This report aims at exploring a new strategy to address these challenges by integrating Artificial Intelligence, specifically generative artificial intelligence and automatic writing evaluation tools, powered by natural language processing, into the classroom. For this purpose, this report examines key questions and issues surrounding the implementation of Artificial Intelligence in educational settings, with a particular focus on enhancing students’ writing abilities. Specifically, it addresses two central questions: how technological tools can contribute to improving students' writing abilities, and how the purposeful use of such tools, including Artificial Intelligence, may influence students’ critical knowledge, ethical considerations, and motivation. Using an action research methodology, the study was carried out over the course of a school year, incorporating various activities and writing projects designed to engage and motivate students. It also includes a detailed characterization of the student group involved, alongside a description of the practicum and experiences during the implementation phase. Finally, through the data collected throughout the year, an analysis of students’ writing is provided, highlighting the potential of Artificial Intelligence tools and technology to positively influence students’ writing proficiency. The findings highlight significant improvements in organization and paragraph development, underscoring the importance of allocating sufficient time and resources for effective integration of these technologies. In particular, the intensive feedback provided by both the teacher and Artificial Intelligence tools played a vital role in enhancing students’ ability to structure ideas and expand the grammatical and lexical knowledge. This approach enabled students to achieve meaningful improvements in their writing skills.
URI: http://hdl.handle.net/10362/183489
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Joana_Calçada_Santos.pdf28,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.