Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/183310
Título: | Using art to promote critical thinking in the EFL classroom |
Autor: | Guilherme, Joana Catarina Jesus |
Orientador: | Rapanta, Chrysi Cavalheiro, Lili Lopes |
Palavras-chave: | Pensamento crítico Inglês como língua estrangeira Pedagogia baseada em arte Relatório de estágio Critical thinking EFL classroom Art-based pedagogy |
Data de Defesa: | 19-Fev-2025 |
Resumo: | A investigação surge do interesse em como a arte pode promover o pensamento crítico na
aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira. Este estudo foi desenvolvido numa escola privada
em Lisboa, no ano letivo 2023/2024, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo visado
observar a aprendizagem de alunos do 8º e 11º anos segundo uma abordagem pedagógica baseada
no ensino através da arte. Esta abordagem focou-se essencialmente no uso de pinturas, fotografias,
instalações e vídeos como forma de reforçar a interação entre alunos e melhorar as suas
competências linguísticas.
A recolha de dados para o presente estudo baseou-se na observação em sala de aula, pré-testes
no início do ano letivo e pós-testes no final, bem como questionários e entrevistas por grupo focal.
Os principais resultados sugerem que uma abordagem pedagógica baseada no ensino através da arte
promove a aprendizagem dos alunos, assim como o desenvolvimento do pensamento crítico, já que
os envolve na discussão de temas complexos, promovendo a interação. Esta abordagem ajuda os
alunos a estabelecer ligações entre conhecimentos já assimilados e novos conceitos, aprofundando
assim a sua compreensão acerca de um tema de interesse.
Por fim, uma abordagem pedagógica baseada no ensino através da arte beneficia não só os
alunos proficientes em inglês, mas também aqueles com maiores dificuldades na aprendizagem da
língua, já que promove a interação entre alunos e desenvolve o pensamento crítico. Através desta
abordagem, os alunos são desafiados a pensar criticamente, a discutir de forma ponderada e a
articular ideias, reforçando assim as competências linguísticas. De um modo geral, uma abordagem
pedagógica baseada no ensino através da arte fomenta um ambiente de aprendizagem mais dinâmico
e envolvente, que apoia a aprendizagem da língua e o pensamento crítico. This action research originated from the interest in exploring how art could promote critical thinking in the English as a Foreign Language (EFL) classroom. Conducted during the Supervised Teaching Practicum at a private school in Lisbon in the 2023/2024 school year, the study observed grade 8 and grade 11 student responses to an Art-Based Pedagogy (ABP) approach. This approach focused on artworks such as paintings, photography, art installations, and videos to enhance student interaction and improve language skills. Data collection methods included class observations, a pre-intervention assessment task at the beginning of the school year, and a post-intervention assessment task, surveys, and focus group interviews at the end. Results suggest that an ABP approach supports students’ learning and critical thinking skills by encouraging them to engage with complex issues through discussions and interactions centered around artworks. This approach helped students connect prior knowledge with new concepts, thereby deepening their understanding and learning. Overall, the ABP approach benefits both proficient and less proficient students by fostering interaction and critical thinking skills. Students are challenged to think critically, discuss thoughtfully, and articulate ideas clearly, which significantly enhances their language skills. Ultimately, the ABP approach provides a dynamic and engaging learning environment that supports language learning and critical thinking skills. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/183310 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Joana_Jesus_Guilherme.pdf | 26,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.