Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/183310
Título: Using art to promote critical thinking in the EFL classroom
Autor: Guilherme, Joana Catarina Jesus
Orientador: Rapanta, Chrysi
Cavalheiro, Lili Lopes
Palavras-chave: Pensamento crítico
Inglês como língua estrangeira
Pedagogia baseada em arte
Relatório de estágio
Critical thinking
EFL classroom
Art-based pedagogy
Data de Defesa: 19-Fev-2025
Resumo: A investigação surge do interesse em como a arte pode promover o pensamento crítico na aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira. Este estudo foi desenvolvido numa escola privada em Lisboa, no ano letivo 2023/2024, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, tendo visado observar a aprendizagem de alunos do 8º e 11º anos segundo uma abordagem pedagógica baseada no ensino através da arte. Esta abordagem focou-se essencialmente no uso de pinturas, fotografias, instalações e vídeos como forma de reforçar a interação entre alunos e melhorar as suas competências linguísticas. A recolha de dados para o presente estudo baseou-se na observação em sala de aula, pré-testes no início do ano letivo e pós-testes no final, bem como questionários e entrevistas por grupo focal. Os principais resultados sugerem que uma abordagem pedagógica baseada no ensino através da arte promove a aprendizagem dos alunos, assim como o desenvolvimento do pensamento crítico, já que os envolve na discussão de temas complexos, promovendo a interação. Esta abordagem ajuda os alunos a estabelecer ligações entre conhecimentos já assimilados e novos conceitos, aprofundando assim a sua compreensão acerca de um tema de interesse. Por fim, uma abordagem pedagógica baseada no ensino através da arte beneficia não só os alunos proficientes em inglês, mas também aqueles com maiores dificuldades na aprendizagem da língua, já que promove a interação entre alunos e desenvolve o pensamento crítico. Através desta abordagem, os alunos são desafiados a pensar criticamente, a discutir de forma ponderada e a articular ideias, reforçando assim as competências linguísticas. De um modo geral, uma abordagem pedagógica baseada no ensino através da arte fomenta um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e envolvente, que apoia a aprendizagem da língua e o pensamento crítico.
This action research originated from the interest in exploring how art could promote critical thinking in the English as a Foreign Language (EFL) classroom. Conducted during the Supervised Teaching Practicum at a private school in Lisbon in the 2023/2024 school year, the study observed grade 8 and grade 11 student responses to an Art-Based Pedagogy (ABP) approach. This approach focused on artworks such as paintings, photography, art installations, and videos to enhance student interaction and improve language skills. Data collection methods included class observations, a pre-intervention assessment task at the beginning of the school year, and a post-intervention assessment task, surveys, and focus group interviews at the end. Results suggest that an ABP approach supports students’ learning and critical thinking skills by encouraging them to engage with complex issues through discussions and interactions centered around artworks. This approach helped students connect prior knowledge with new concepts, thereby deepening their understanding and learning. Overall, the ABP approach benefits both proficient and less proficient students by fostering interaction and critical thinking skills. Students are challenged to think critically, discuss thoughtfully, and articulate ideas clearly, which significantly enhances their language skills. Ultimately, the ABP approach provides a dynamic and engaging learning environment that supports language learning and critical thinking skills.
URI: http://hdl.handle.net/10362/183310
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Joana_Jesus_Guilherme.pdf26,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.