Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18313
Título: O uso da Canção no ensino do Português como língua estrangeira
Autor: Ornelas, Romeu Matos
Orientador: Martinho, Ana Maria
Palavras-chave: Canção
Português língua estrangeira
Motivação
Metodologia
Cultura
Song
Portuguese as a foreign language
Motivation
Methodology
Culture
Data de Defesa: 19-Fev-2016
Resumo: O ensino de uma língua estrangeira passa por um conjunto de etapas e metodologias que são orientadas e postas em prática pelo professor. Ao longo desse percurso são variados os materiais que se podem utilizar. Este estudo incide sobre o uso de um tipo específico de material didático passível de ser usado em aulas de língua estrangeira: a Canção. Será equacionado como é que este elemento- textual e ao mesmo tempo musical- poderá ser apresentado numa aula de português como língua estrangeira; que critérios devem ser tidos em conta ao aplicar este método, em que circunstâncias será melhor fazê-lo e com que propósito. Para avaliar esta metodologia, serão analisados alguns estudos elaborados nas últimas décadas por professores de língua estrangeira, de várias nacionalidades. Se a música é uma “linguagem universal” e é também reconhecida como um elemento inerente à cultura, iremos analisar até que ponto é que esta ligação entre a música e o ensino de uma língua poderá ser explorada. A crescente atenção às Artes por parte dos pedagogos, adicionada às tecnologias da atualidade, constituem com certeza uma série de novas potencialidades para o professor pôr em prática esta metodologia. No entanto, esta abordagem é geralmente ignorada por ser de certo modo considerada como um atividade mais lúdica do que didática. Este trabalho será constituído por duas partes, referindo-se a primeira à fundamentação teórica que sustenta o uso das canções na aula de língua estrangeira e a segunda à apresentação de exemplos práticos, alguns dos quais pensados e utilizados por mim próprio nas aulas de português como língua estrangeira, a partir da audição de canções de língua portuguesa.
The teaching of a foreign language involves a whole set of different stages and methods that are guided and put into practice by the teacher. Throughout that process, several materials may be used. This study focuses on the use of a specific didactic material that can be used in the course of teaching a foreign language lesson: the Song. We will consider how this element – textual and at the same time sonorous- can be applied in a Portuguese as a foreign language lesson; which criteria should be taken into account when this method is put into practice; what circumstances are favorable to its usage; and what purpose it has. In order to evaluate this methodology, some studies elaborated in the last decades by foreign language teachers of several nationalities will be analyzed. If music is a “universal language”, and it is furthermore considered as an element inherent to culture, we will address in what ways this link between music and the teaching of a language can be explored. The increasing attention given to the Arts by educators together with the new technologies of the 21st century certainly present a series of new possibilities to the teacher in order to put this method into practice. However, this approach is often ignored, for being considered an activity more ludic than didactic. This thesis is composed of two sections: the first one refers to the theoretical foundation that supports the use of songs in foreign language classes; the second deals with the presentation of practical examples, some of which were designed for use in my own classes, from listening to songs in the portuguese language.
URI: http://hdl.handle.net/10362/18313
Designação: Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda ou Estrangeira
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final_Abril 2016.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.