Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/18273
Título: Contributo da Teoria das Inteligências Múltiplas como apoio à didática das línguas materna e estrangeira
Autor: Carvalho, Telma Filipa Alfaiate Ferreira de
Orientador: Madeira, Ana
Valentim, Helena Topa
Palavras-chave: Teoria das Inteligências Múltiplas
Ensino de língua materna
Ensino de língua estrangeira
Multiple Intelligence Theory
Mother language teaching
Foreign language teaching
Data de Defesa: 19-Fev-2016
Resumo: Numa sociedade cada vez mais global, torna-se naturalmente evidente a presença de diversidade, seja ela de cariz sociocultural, religioso, político, ou outros. É, por isso, fundamental acompanhar os progressos nas propostas educativas das últimas décadas do século XX e reconhecer a presença da diversidade no âmbito escolar, com especial atenção para as diferentes predisposições intelectuais dos alunos para a aprendizagem - aquilo a que se chama genericamente ‘inteligência’. Em resposta a esta diversidade intelectual, a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida, nos anos 80, pelo psicólogo cognitivo e educacional norte-americano Howard Gardner, vem defender que cada indivíduo possui nove tipos de inteligência, nomeadamente a inteligência verbo-linguística, a lógico-matemática, a espacial, a corporal cinestésica, a musical, a interpessoal, a intrapessoal, a naturalista e a existencial/espiritual. Por um lado, a teoria defende que é possível identificar o perfil dos alunos a partir do(s) tipo(s) de inteligência para as quais estes apresentam maior predisposição. Este conhecimento pode servir como ferramenta para trabalhar a diversidade dentro da sala de aula. Por outro lado, esta teoria ajuda o professor a planificar as suas atividades porque lhe permite, através do conhecimento do perfil dos alunos, diversificar os métodos, as técnicas e as atividades para que estas se adaptem às diferentes predisposições dos alunos com o objetivo de maximizar o potencial intelectual de cada um. Na Prática de Ensino Supervisionada pude aplicar um questionário aos alunos para aferir os tipos de inteligência predominantes. Com base nessa informação, planifiquei e executei atividades que me permitiram apurar se a teoria contribui como apoio à didática das línguas materna e estrangeira.
In an increasingly global society, the presence of diversity becomes evident whether it is of a socio-cultural, religious or political nature, among others. Therefore, it is essential to monitor the progress in the educational proposals of the last decades of the twentieth century and recognize the presence of diversity in schools, giving special attention to the different intellectual propensities of students to learning - what is generally called ‘intelligence’. Responding to this intellectual diversity, the Theory of Multiple Intelligences, developed in the 80s by the American cognitive and educational psychologist Howard Gardner, has argued that each individual has nine types of intelligence, namely the verbal-linguistic, the logical-mathematical, the spatial, the bodily kinesthetic, the musical, the interpersonal, the intrapersonal, the naturalistic and the existential / spiritual intelligence. On the one hand, the theory holds that you can identify the profile of students from the type(s) of intelligence to which they are more prone. This knowledge can serve as a tool for the teacher to work with the diversity within the classroom. On the other hand, this theory helps teachers plan their activities, because it allows them, through the profile of the students’ knowledge, to diversify the methods, techniques and activities that could be adapted to the different predispositions of students in order to maximize their intellectual potential. In the Supervised Teaching Practice I was able to apply a questionnaire to students to measure the predominant types of intelligence. Based on this information, I planned and performed activities that allowed me to determine whether the theory helps to support the teaching of mother and foreign languages. KEYWORDS: Multiple Intelligence Theory; Mother language teaching; Foreign language
URI: http://hdl.handle.net/10362/18273
Designação: Relatório de Estágio deMestrado em Ensino de Português e de Línguas Clássicas no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário ou de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório de estágio_Telma_Carvalho.pdf8,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.