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http://hdl.handle.net/10362/182643
Título: | Multimodal resources to develop critical thinking in the EFL classroom |
Autor: | Simão, Ana Beatriz da Piedade |
Orientador: | Cavalheiro, Lili Lopes |
Palavras-chave: | Investigação-Ação Pensamento Crítico Multimodalidade Literacia Visual Aprendizagem de Língua Multimodality Critical Thinking Visual Literacy Action Research Language Learning |
Data de Defesa: | 24-Fev-2025 |
Resumo: | This report reflects on the action research developed throughout the Supervised Teaching
Practicum (STP) at Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP) during the
2023/2024 school year with the main goal of assessing how students’ critical thinking (CT) skills
could be developed through multimodal pedagogy in the English as a Foreign Language (EFL)
classroom.
A framework of investigation was developed, bearing in mind Halliday’s work (1978) on
multimodality and Kress and Van Leeuwen’s research (2001) on multimodality in the educational
field, in which their findings and extensive analysis contributed to applying multimodal pedagogy
in the EFL classroom. What is more, critical thinking, which is at the center of this research, is
explored through a multimodal approach as several authors (e.g., Mohammed et al., 2019; Marissa
et al., 2022) have observed that CT skills can be developed by implementing this approach in the
classroom, bringing several benefits to learners related to an enhancement in language learning,
critical thinking and visual literacy. These two concepts are explored through several data
collection tools applied during the action research.
Furthermore, this report describes the school and two groups of learners whose lessons
were observed and which I afterwards taught with this vision in mind. By reflecting on the
collected data and its comparison with the beginning of the school year, results demonstrate a
positive enhancement of students’ CT and visual literacy through the multimodal approach applied
in the STP. O presente relatório reflete sobre a investigação-ação desenvolvida durante a prática de ensino supervisionada no Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), no ano letivo 2023/2024, com o objetivo principal de avaliar como as capacidades de pensamento crítico podem ser desenvolvidas através de uma pedagogia multimodal na aula de Inglês como língua estrangeira. Desta forma, foi desenvolvido um quadro de investigação tendo em consideração as conclusões de Halliday (1978) sobre multimodalidade, e Kress e Van Leeuwen (2001) sobre a multimodalidade como pedagogia no campo educacional que contribuíram para a aplicação desta em sala de aula. Além disso, o pensamento crítico, que está no centro desta investigação, é explorado por meio de uma abordagem multimodal como vários autores na área têm observado (e.g., Mohammed et al., 2019; Marissa et al., 2022). Essa abordagem, ao ser implementada em sala de aula, pode desenvolver as capacidades críticas dos alunos e oferecer vários benefícios, como a melhoria na aprendizagem da língua estrangeira, e o fortalecimento do pensamento crítico e literacia visual. Estes conceitos foram explorados e aplicados neste trabalho através de várias ferramentas de recolha de dados da investigação-ação. Tendo isto em conta, este relatório apresenta uma breve descrição da escola e dos dois grupos de alunos cujas aulas foram observadas e ensinadas durante o ano letivo, com esta visão em mente. Através da reflexão dos dados recolhidos, e a sua comparação com o início do ano letivo, os resultados demonstram um desenvolvimento positivo do pensamento crítico e da literacia visual dos alunos por meio da abordagem multimodal utilizada nas aulas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/182643 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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