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http://hdl.handle.net/10362/182434| Título: | Da palavra dita à palavra impressa |
| Outros títulos: | From the spoken to the printed wordsthe sermonaries «A very rich treasure» (16th - 17th century) - case studies |
| Autor: | Campos, Fernanda |
| Palavras-chave: | Pregação Sermões portugueses impressos Modelos e normas Público-leitor Preaching Portuguese printed sermons Models and standards Reading public Arts and Humanities (miscellaneous) |
| Data: | 2023 |
| Editora: | Imprensa da Universidade de Coimbra |
| Resumo: | A utilização da imprensa no período pós-Trento constituiu o processo por excelência de garantir e controlar a difusão dos princípios doutrinais do catolicismo reformado. Um elemento fundamental para assegurar a apropriação destas obras por um público-leitor diverso, mas abundante, resulta do facto de muitas serem publicações escritas em línguas vernáculas. É neste contexto que se situa a vasta produção tipográfica dos sermões. Apesar de serem, tipicamente, textos preparados para uma transmissão oral, os seus autores desejavam passar assim à posteridade e existia um público desejoso de os adquirir. Em Portugal, entre os séculos xvi e xviii, autores e impressores vão trabalhar em conjunto, contribuindo para o aumento do número de sermões impressos, consagrando normas e modelos de apresentação gráfica que permaneceram ao longo dos tempos. Neste artigo pretendemos mostrar alguns desses modelos e normas, utilizando a informação fornecida pela análise paratextual, incluindo o rosto, a dedicatória, as licenças de impressão, os prefácios e os índices, e escolhendo, como casos de estudo, alguns sermonários. No limite, pretendemos contribuir para uma visão mais informada do que foram as compilações de sermões, organizadas pelos seus autores ou patrocinadores, as quais continham índices muito minuciosos, para facilitar a pesquisa dos conteúdos pelos prospetivos leitores e assim tornar-se úteis para outros pregadores do clero secular e regular. The use of the press in the post-Trent period was the process par excellence of guaranteeing and controlling the dissemination of the doctrinal principles of Reformed Catholicism. A key element in ensuring the appropriation of these works by a diverse but abundant readership was the fact that many of them were written in vernacular languages. It is in this context that the vast typographical production of sermons is situated. Although they were typically texts prepared for oral transmission, their authors wished to pass them on to posterity and there was a public eager to acquire them. In Portugal, between the 16th and 18th centuries, authors and printers worked together, contributing to the increase in the number of printed sermons, establishing rules and models of graphic presentation that have remained over time. In this article, we intend to show some of those models and norms, using the information provided by paratextual analysis, including the title page, the dedication, the printing licenses, the prefaces and the indexes, and choosing, as case studies, some sermon collections. Ultimately, we aim to contribute to a more informed view of what sermon compilations, organized by their authors or sponsors, which contained very detailed indexes, were like, to facilitate content research by prospective readers and thus become useful for other preachers of the secular and regular clergy. |
| Descrição: | UIDB/04666/2020 UIDP/04666/2020 |
| Peer review: | yes |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/182434 |
| DOI: | https://doi.org/10.14195/978-989-26-2548-5_6 |
| ISBN: | 978-989-26-2548-5 978-989-26-2547-8 |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CHAM - Capítulo de livros nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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