Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/182398
Título: “Paisagens Tonais” – Criação de paisagens sonoras com recurso à harmonia tonal no 2o Ciclo do Ensino Básico
Autor: Durães, Filipe Manuel Fonseca
Orientador: Pereira, Ana Isabel Lemos do Carmo
Palavras-chave: Paisagens Sonoras
Composição
Tecnologias da música
Funções harmónicas
2o ciclo do ensino básico
Soundscapes
Composition
Music technologies
Harmonic functions
2nd cycle of basic education
Data de Defesa: 16-Jan-2025
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realizada numa Associação-Escola (IPSS) do concelho de Cascais, durante o ano letivo de 2023/2024. Encontra-se estruturado em duas partes: na primeira parte é feita uma caracterização do contexto escolar onde a Prática de Ensino Supervisionada foi realizada, bem como a descrição de toda a prática pedagógica no 2º CEB com turmas do 5º e 6º ano, nomeadamente as aulas observadas, lecionadas, participação em projetos (PoliRitMus e Onda 31 – Rádio), atividades e reuniões. No final deste capítulo é feita uma consideração final com reflexões sobre a importância da Prática de Ensino Supervisionada. Na segunda parte é abordada toda a componente relativa à implementação do projeto realizado durante o estágio, com uma turma do 6º ano, sobre a temática das Paisagens Sonoras. Este conceito é explorado através da composição de uma paisagem sonora em formato de curta metragem, a ser musicado por um ambiente sonoro criado pelos alunos, com samples de áudio e vídeo recolhidos em casa e gravados na sala de aula, apoiados por recursos referentes às tecnologias da música e conceitos relacionados com as funções harmónicas. No final de cada aula os alunos responderam a um questionário com quatro perguntas, tendo sido posteriormente realizada uma análise de conteúdo. No final desta parte serão apresentados os outputs do projeto, contendo os trabalhos realizados pelos alunos, reflexões sobre a importância da temática central (Paisagens Sonoras) e apropriação dos conteúdos subjacentes (Tecnologias da música e Funções harmónicas), aprendizagens e desafios, bem como futuras propostas para esta investigação.
This report was prepared within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice (PES), of the Master's Degree in Teaching Musical Education in Basic Education, of the Faculty of Social and Human Sciences of the Nova University of Lisbon, carried out in a school association (PSSI) in the municipality of Cascais, during the 2023/2024 academic year. It is structured in two parts: the first part describes the school context where the Supervised Teaching Practice was carried out, as well as the description of all the pedagogical practice in the 2nd CEB with classes of 5th and 6th grades, namely the classes observed, taught, participation in projects (PoliRitMus and Onda 31 – Radio), activities and meetings. At the end of this chapter, a final consideration is made with reflections on the importance of the Supervised Teaching Practice. The second part addresses the entire component related to the implementation of the project carried out during the internship, with a class of 6th graders, on the theme of Soundscapes. This concept is explored through the composition of a soundscape in the format of a short film, to be set to music by a sound environment created by the students, with audio and video samples collected at home and recorded in the classroom, supported by resources related to music technologies, and concepts related to harmonic functions. At the end of each class, students answered a questionnaire with four questions, and a content analysis was subsequently carried out. At the end of this part, the project outputs will be presented, containing the work carried out by the students, reflections on the importance of the central theme (Soundscapes) and appropriation of the underlying contents (Music Technologies and Harmonic Functions), learning and challenges, as well as future proposals for this research.
URI: http://hdl.handle.net/10362/182398
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: DCM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Filipe_Fonseca_Durães_vcm.pdf16,92 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.