Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/181392
Título: Contributos do campo semântico para o desenvolvimento do vocabulário na aula de PLE
Autor: Guifang, Liu
Orientador: Amaro, Raquel Fonseca
Palavras-chave: Campos semânticos
Ensino e aprendizagem de Português Língua Estrangeira (PLE)
Aquisição de vocabulário
Semantic fields
Teaching and learning Portuguese as a foreign language (PLE)
Vocabulary acquisition
Data de Defesa: 17-Jan-2025
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso que analisa a aplicação de relações semânticas no contexto do ensino e aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) entre alunos chineses de nível B1. O objetivo é explorar como a Teoria dos Campos Semânticos pode melhorar a aquisição e a compreensão do vocabulário. O estudo é dividido em várias seções que detalham diferentes aspetos da metodologia e dos resultados da pesquisa. A pesquisa utiliza uma estrutura metodológica que inclui: a seleção de alunos chineses de PLE de nível B1 como participantes da pesquisa, os testes de vocabulário(“pré e pós-teste”), um questionário, o planeamento e a implementação de um a experiência em sala de aula e entrevistas aprofundadas. O estudo se concentra em quatro turmas, cada uma composta por 20 alunos durante o ano académico de 2023-2024. As turmas 1 e 2, lecionadas pelo Professor A, funcionam como grupo experimental, usando materiais baseados na Teoria dos Campos Semânticos. As turmas 3 e 4, lecionadas pelo Professor B, constituem o grupo de controlo, usando materiais didáticos convencionais. O nível B1 corresponde a um nível intermediário de proficiência linguística, conforme definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). Um questionário com 42 perguntas foi utilizado para recolher dados sobre as experiências de aprendizagem, atitudes e níveis de proficiência dos alunos, permitindo à autora uma compreensão mais detalhada das condições atuais de ensino e das experiências dos alunos antes da implementação do ensino baseado nos campos semânticos. Esses dados quantitativos foram complementados por informações qualitativas de entrevistas aprofundadas com alunos selecionados, como objetivo de refletir as condições de aprendizagem tanto do grupo de controlo quanto do grupo experimental, destacando as vantagens do grupo experimental e a eficácia do método de ensino de vocabulários por campos semânticos. Durante um período de três meses, a experiência em sala de aula comparou a eficácia de materiais de ensino baseados na Teoria dos Campos Semânticos com o ensino tradicional de vocabulário. O grupo experimental usou materiais estruturados, projetados para melhorar a aquisição de vocabulário por meio da organização de palavras em categorias, enquanto o grupo de controlo seguiu uma abordagem mais tradicional, com foco na memorização mecânica. Uma variedade de ferramentas de avaliação, incluindo testes de vocabulário (“pré e pós-teste”), exercícios de compreensão e feedback dos alunos foram usadas para avaliar o progresso e os resultados de cada grupo. A análise dos dados revelou tendências, padrões e correlações que sugerem que os métodos de ensino baseados na Teoria dos Campos Semânticos melhoram significativamente a aquisição e a compreensão do vocabulário entre os alunos de PLE chinês de nível B1 em comparação com os métodos tradicionais. O estudo fornece perceções valiosas sobre a eficácia de diferentes estratégias de ensino, destacando o potencial da Teoria dos Campos Semânticos para oferecer uma abordagem mais estruturada e significativa para a aprendizagem de línguas. O objetivo dessas perceções é orientar futuras abordagens pedagógicas, visando melhorar a eficácia do ensino de português como segunda língua para alunos estrangeiros.
This paper presents a case study analyzing the application of semantic relations inthe context of teaching and learning Portuguese as a Foreign Language (PLE) amongB1 level Chinese students. The aim is to explore how the Semantic Fields Theoryc an enhance vocabulary acquisition and comprehension. The study is divided into several sections, each detailing different aspects of the research methodology and findings. The research utilizes a structured methodology that includes the selection of B1level Chinese PLE students as research subjects, the vocabulary test (pre and after test), a questionnaire survey, the design and implementation of a classroom experiment, and in-depth interviews. The study focuses on four classes, each comprising 20 students during the 2023-2024 academic year. Classes 1 and 2, taught by Teacher A, serve as the experimental group, using materials based on the Semantic Fields Theory. Classes 3 and 4, taught by Teacher B, form the control group, using standard teaching materials. The B1 level corresponds to an intermediate level of language proficiency as defined by the Common European Framework of Referencefor Languages (CEFR). A questionnaire with 42 questions was administered to gather data on students’ learning experiences, attitudes, and proficiency levels.This allowed the author to gain a better understanding of the current teaching conditions and the students’ learning experiences before conducting semantic field instruction. This quantitative data was enhanced by qualitative insights from in-depth interviews with selected students, aiming to reflect the learning conditions of students in both the control group and the experimental group, and to demonstrate the advantages of the experimental group and the effectiveness of the vocabulary teaching method through semantic fields. Over a period of three months, the classroom experiment compared the effectiveness of teaching materials based on the Semantic Fields Theory with traditional vocabulary instruction. The experimental group used structured materials designed to enhance vocabulary acquisition through the organization of words into categories, while the control group followed a more traditional approach emphasizing mechanical memorization. Various assessment tools, including vocabulary tests (pre and after test), comprehension exercises, and student feedback, were used to evaluatethe progress and outcomes of each group. The analysis of data revealed trends, patterns, and correlations that suggest teaching methods based on the Semantic Fields Theory significantly improve vocabulary acquisition and comprehension among B1 level Chinese PLEstudents compared to traditional methods. This study provides valuable insights in to the effectiveness of different instructional strategies, highlighting the potential of the Semantic Fields Theory to offer a more structured and meaningful approach to language learning. These insights aim to inform future pedagogical practices, ultimately enhancing the effectiveness of Portuguese language instruction for foreign learners.
URI: http://hdl.handle.net/10362/181392
Designação: Mestrado em Ciências da Linguagem, especialização em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade
Aparece nas colecções:FCSH: DL - Dissertações de Mestrado

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