Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/179533| Título: | A pedagogia de Paulo Freire e a sua aplicação ao ensino da Filosofia da Arte. Potencialidades e limitações do método freiriano |
| Autor: | Nascimento, Mariana Duque |
| Orientador: | Bernardo, Luís Manuel Aires Ventura |
| Palavras-chave: | Paulo Freire Ensino de Filosofia Filosofia da Arte Ensino Dialógico Relatório de estágio Philosophy Teaching Philosophy of Art Dialogic Teaching |
| Data de Defesa: | 10-Jan-2025 |
| Resumo: | O método de alfabetização de Paulo Freire, que se caracteriza por ser dialógico e
problematizador, parte das vivências dos educandos para o desenvolvimento de
competências linguísticas. O autor, analisando as relações de poder que regem as várias
relações interpessoais entre os homens, parte de uma base ideológica, filosófica e política
para a construção do seu método de alfabetização. Ao longo da PES sobre a qual este
relatório se debruça, aplicou-se o método de Paulo Freire, com foco nessa base ideológica,
filosófica e política da qual o autor parte, ao ensino da temática da Filosofia da Arte. Neste
relatório, serão expostos os aspetos da ideologia de Freire mais relevantes para a
contextualização do surgimento do seu método de alfabetização e a sua aplicação ao
ensino da Filosofia.
Por ser este um relatório da PES, será também descrito e refletir-se-á sobre o
trabalho concretizado ao longo deste ano letivo, trabalho esse que foi conseguido aliado
às competências desenvolvidas ao longo dos dois anos da componente letiva do Mestrado.
A PES decorreu na Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, ao longo
do ano letivo de 2023/2024. Para além da reflexão acerca dos trabalhos do núcleo de
estágio, das aulas planificadas e lecionadas às turmas de 10º e 11º ano de escolaridade e
das atividades dinamizadas, descrever-se-á também a adaptação feita do método de Freire
à lecionação da disciplina de Filosofia, com lugar para reflexão crítica acerca da sua
concretização e dos resultados observados. Paulo Freire's alphabetization method, which is characterized by being dialogical and problematizing, draws on the learners' experiences to develop linguistic skills. By analysing the power relations that govern the various interpersonal relationships between men, the author builds his alphabetization method on an ideological, philosophical and political basis. In the course of the research project on which this report is based, Paulo Freire's method was applied, focusing on this ideological, philosophical and political basis from which the author starts, to the teaching of the subject of Philosophy of Art. In this report, the aspects of Freire's ideology that are most relevant to the contextualization of the emergence of his alphabetization method and its application to Philosophy teaching will be presented. As this is a PES report, we will also describe and reflect on the work carried out over the course of this school year, work that was achieved together with the skills developed over the two years of the Master's curriculum component. PES took place at Escola Secundária Luís de Freitas Branco, in Paço de Arcos, during the 2023/2024 school year. In addition to reflecting on the work of the internship group, the lessons planned and taught to the 10th and 11th grade classes and the activities carried out, the adaptation of Freire's method to Philosophy teaching will also be described, with time for critical reflection on its implementation and the results observed. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/179533 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Mariana_Duque_Nascimento_vcm.pdf | 27,01 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











