Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/179528| Título: | A inclusão social na disciplina de História: algumas estratégias a adotar? |
| Autor: | Necho, Ana Catarina Pinheiro dos Santos |
| Orientador: | Henriques, Raquel Pereira Prakash, Rima Jay |
| Palavras-chave: | Inclusão Social Ensino de História Motivação Necessidades Específicas Diferenciação pedagógica Relatório de estágio Social Inclusion Teaching History Motivation Specific Needs Pedagogical Differentiation |
| Data de Defesa: | 7-Jan-2025 |
| Resumo: | Numa sala de aula deve ser diferenciado o processo de ensino-aprendizagem. O intuito visa combater a exclusão social e promover o sucesso individual do aluno através de práticas pedagógicas diferenciadas.
O relatório desta prática intitulado: “Inclusão Social na disciplina de História: algumas estratégias a adotar?” pretende refletir sobre os mecanismos de inclusão que começaram a ser implementados na sala de aula.
Cumpre referir que o Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário realizado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa teve uma componente prática. Esta que se realizou no Agrupamento de Escolas D. Dinis, no ano letivo 2022/2023.
Neste sentido, considerando os Decretos-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho e n.º 55/2018 de 6 de julho que vieram promover uma educação heterogénea e mais equitativa impunha-se a necessidade de «incluir» e «motivar». Ou seja: Quais as metodologias a aplicar em sala de aula num contexto inclusivo? Como operar na disciplina de História?
Naquele agrupamento escolar, acompanhámos três turmas, duas do 11.º ano e uma do 12.º ano, do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades, na disciplina de História A.
Aqui procurou-se observar dinâmicas inclusivas que adotadas em sala de aula podem ser essenciais no processo de aprendizagem dos alunos tendo em conta que o intuito visa adequar a lecionação às características e necessidades de cada aluno. A resposta proativa do professor pode estimular o processo de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, possibilitar a motivação nos alunos. Desta forma, torna-se possível que os alunos possam caminhar numa dinâmica de interação e superação. In a classroom, the teaching-learning process must be differentiated. The aim is to combat social exclusion and promote individual student success through differentiated pedagogical practices. The report on this practice entitled: “Social Inclusion in the History subject: some strategies to adopt?” aims to reflect on the inclusion mechanisms that have begun to be implemented in the classroom. It should be noted that the master’s degree in history teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education carried out at the Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa had a practical component. This took place at the D. Dinis School Group, in the 2022/2023 academic year. In this sense, considering Decree-Laws No. 54/2018 of July 6th and No. 55/2018 of July 6th, which promoted a heterogeneous and more equitable education, there was a need to “include” and “motivate”. In other words: What methodologies should be applied in the classroom in an inclusive context? How to operate in the History discipline? In that school group, we followed three classes, two from the 11th year and one from the 12th year, of the Scientific-Humanistic Course in Languages and Humanities, in the History A discipline. Here we sought to observe inclusive dynamics that adopted in the classroom can be essential in the students' learning process, considering that the aim is to adapt teaching to the characteristics and needs of each student. The teacher's proactive response can stimulate the teaching-learning process and, therefore, enable student motivation. In this way, it becomes possible for students to walk in a dynamic of interaction and overcoming. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/179528 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Ana_Santos_Necho.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











