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http://hdl.handle.net/10362/178818| Título: | AVALIAÇÃO DO MÓDULO DE DEFORMABILIDADE EQUIVALENTE EM CAMADAS DA SUBESTRUTURA DA LINHA DO ALENTEJO (ÉVORA-CAIA, TROÇO C) |
| Autor: | Moreira, César Sobral Mendes Gomes |
| Orientador: | Silva, Paula Lima, Pedro |
| Palavras-chave: | Medidor da Capacidade de Suporte em Contínuo Ensaio de carga em Placa Ferrovia Módulo de Deformabilidade Equivalente |
| Data de Defesa: | Jun-2024 |
| Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo contribuir para a confiança na avaliação do módulo de
deformabilidade equivalente (E𝑣2) pelo medidor da capacidade de suporte em contínuo
(MCSC - também conhecido pelo nome francês portancemètre), com base nos resultados
obtidos no âmbito do controlo de qualidade da construção das camadas da parte superior
do aterro (PSA) e de coroamento da subestrutura da Linha do Alentejo (Évora-Caia, Troço
C).
O facto daqueles dados terem sido obtidos durante o decurso da empreitada de cons-
trução daquela ferrovia, acarretou que a comparação entre os valores obtidos pelo MCSC
e os do ensaio de carga em placa (ECP) tenha sido desafiante. De facto, as medições para
o mesmo trecho das camadas da mesma faixa foram recolhidas em condições e períodos
distintos, dando espaço a que diversos fatores externos as tenham influenciado. Estes
fatores, tais como o clima, cimentação dos materiais que constituem a subestrutura da
ferrovia ou a melhoria da compactação de certas camadas, são discutidos. Apresenta-se a
metodologia implementada para comparar os valores de controlo de qualidade obtidos
quer pelo MCSC, quer pelo ECP em obras ferroviárias, e que testaram inicialmente a lineari-
dade e imparcialidade dos dados utilizados. Seguidamente, aplica-se uma regressão linear
simples (RLS) para averiguar se os módulos de deformabilidade equivalentes obtidos por
ambos os ensaios são semelhantes, considerando que até esta obra o ECP era considerado
como o ensaio geotécnico de referência. Recorre-se a modelos estatísticos para comparar
os resultados dos dois ensaios, adotando-se diferentes níveis de representatividade. Os
resultados obtidos corroboram o bom desempenho do MCSC e, em particular, a possibili-
dade de dispor, para um mesmo intervalo de tempo, de mais informação relativamente à
capacidade portante das camadas avaliadas. This dissertation aims to evaluate the reliability of the results for determining the equiv- alent deformability modulus, particularly through the portancemeter (MCSC - known by the French name portancemétre), carried out within the scope of quality control of the construction of the layers of the upper part of the embankment and the substructure crown of the Alentejo Line (Évora-Caia, Section C). The fact that this data was obtained during the construction contract resulted in the comparison between the values obtained by the MCSC and those of the Plate Load Test (PLT) being challenging. Measurements for the same section of the layers of the same lane were collected at different times, allowing various external factors to influence them. These factors, such as climate, cementation of the materials that make up the railway substructure, or additional compaction, are discussed. The methodology implemented to compare the quality control values obtained both by the MCSC and by the PLT in railway works is presented, allowing the testing of the linearity and impartiality of the data used. Subsequently, a simple linear regression (SLR) is applied to ascertain whether the equivalent deformability modules obtained by both tests are similar, considering that, until this work, only the PLT was considered as the reference geotechnical test. Statistical models are used to compare the results of the two tests, adopting different levels of reliability. The results obtained support the total or partial replacement of the PLT by the MCSC. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/178818 |
| Designação: | MESTRADO EM ENGENHARIA GEOLÓGICA |
| Aparece nas colecções: | FCT: DCT - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Moreira_2024.pdf | 14,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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