Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/178200
Título: Análise das produções de contrastes fonémicos de português por nativos de inglês em diferentes tarefas
Autor: Botequilha, Erica Sofia Victor
Orientador: Correia, Susana Mesquita de Deus
Palavras-chave: Aprendizagem de fala em L2
Inglês britânico
Português europeu
Tarefa de repetição atrasada
Vogais médias
Vogais nasais
L2 speech learning
British English
European Portuguese
Delayed repetition task
Mid vowels
Nasal vowels
Data de Defesa: 3-Dez-2024
Resumo: Na literatura existe uma escassez de dados de produção de fala em português L2, principalmente em aprendentes adultos. Esta escassez tem consequências na instrução de pronúncia de L2 para os sons do português, uma vez que não existem estudos suficientes que sirvam como evidência para a identificação dos segmentos mais problemáticos. A instrução para a pronúncia é mais eficaz quando visa a produção monitorizada de características segmentais ou suprassegmentais específicas por parte dos alunos (Saito & Plonsky, 2019). Perante esta realidade, há a necessidade de fazer uma análise fonológica que tenha em linha de conta uma comparação entre duas tarefas de repetição distintas e ainda uma análise da precisão de fala não-nativa. Desta forma, este estudo tem como objetivo analisar o impacto de duas tarefas de repetição atrasada diferentes (numa delas, os participantes estão numa tarefa de aprendizagem de palavras), de modo a verificar as diferenças nos resultados da produção e nos desvios fonológicos produzidos nestas tarefas. Os participantes são falantes nativos de inglês britânico a produzirem segmentos nativos e não-nativos que estão presentes no inventário fonológico do português europeu. Os segmentos em questão são vogais orais (nativas) vs. vogais nasais (não-nativas) e vogais baixas (nativas) vs. vogais médias (não-nativas). Os resultados revelam diferenças na precisão da produção entre as duas tarefas, a nível do número e diversidade de desvios de produção e das estratégias de substituição adotadas. Estes resultados comprovam que a repetição não é uma mera reprodução acústica do que se ouve, sobretudo quando se trata de aprendizagem de palavras com propriedades não-nativas. Este estudo proporciona uma contribuição relevante acerca da natureza da aprendizagem de fala em L2 e acerca da instrução de pronúncia de português L2.
In the literature, there is a scarcity of speech production data in L2 Portuguese, especially with adult learners. This scarcity has consequences for L2 pronunciation instruction of the sounds of Portuguese since there are not enough studies to serve as evidence for identifying the most problematic segments. Pronunciation instruction is most effective when it aims to monitor students' production of specific segmental or suprasegmental features (Saito & Plonsky, 2019). Given this reality, there is a need to conduct a phonological analysis that takes into account a comparison between two different repetition tasks (in one of them, the participants are in a word-learning task) and also an analysis of the production accuracy of non-native segments. Therefore, this study aims to analyse the impact of two different delayed repetition tasks in order to observe the differences in production results and phonological deviations produced in these tasks. The participants are native speakers of British English producing native and non-native segments that are present in the phonological inventory of European Portuguese. The segments in question are oral vowels (native segments) vs. nasal vowels (non-native segments), and low vowels (native segments) vs. mid vowels (non-native segments). The results suggest differences in the production accuracy for the two tasks, in terms of the number and diversity of production deviations and the substitution strategies adopted. These results show that repetition is not a mere acoustic reproduction of what is heard, especially when it comes to learning words with non-native properties. This study makes a relevant contribution to the nature of L2 speech learning and L2 Portuguese pronunciation instruction.
URI: http://hdl.handle.net/10362/178200
Designação: Mestrado em Ciências da Linguagem, especialização em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem
Aparece nas colecções:FCSH: DL - Dissertações de Mestrado

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