Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/178094
Título: | Safety Assessment of Ultra Thin Precast Concrete Shells |
Autor: | Vanzeller, Joana Boléo |
Orientador: | Cavaco, Eduardo |
Palavras-chave: | Structural Reliability Ultra Thin Concrete Shells Structural Safety Failure Probability Neural Network |
Data de Defesa: | Mai-2024 |
Resumo: | The aim of this dissertation is to analyze the safety and reliability of ultra-thin concrete shells reinforced
with fibers, focusing on assessing various thicknesses, tensile strengths of concrete, and angles of wind
incidence.
The proposed approach involves the use of probabilistic methods due to the scarcity of specific data for
the application of partial safety coefficient methods. A neural network was developed to predict the
failure probability of a structure and was trained to handle multiple input variables, including shell thick-
ness, concrete strength, and wind incidence angles.
Visual Studio Code (VSC) was utilized as the integrated development environment, along with the Py-
thon programming language, to develop the neural network. The results indicate that the analyzed shells
demonstrate a satisfactory level of safety and reliability for thicknesses exceeding 200 mm, particularly
when high-strength and high-performance concrete is used. Moreover, they exhibit safer behavior at a
wind incidence angle of 60°, which significantly depends on the tensile strength of the concrete.
This study significantly contributes to the understanding of the structural reliability of ultra-thin concrete
shells, emphasizing the importance of probabilistic approaches in safety analysis, particularly for unique
structures such as shells. A presente dissertação tem como objetivo analisar a segurança e fiabilidade de cascas ultrafinas de betão reforçado com fibras, com ênfase na avaliação de diversas espessuras, resistências à tração do betão e ângulos de incidência do vento. A metodologia proposta baseia-se na aplicação de métodos probabilísticos devido à limitação de dados específicos para a utilização dos coeficientes parciais de segurança. Uma rede neural foi desenvolvida para processar diversas variáveis de entrada, como a espessura da casca, os ângulos de incidência do vento, as cargas regulamentares do peso próprio, a carga de neve e vento, e a resistência à tração do betão. Para o desenvolvimento da rede neural, recorreu-se ao Visual Studio Code (VSC) como ambiente de desenvolvimento integrado e à linguagem de programação Python. Os resultados obtidos indicam que as cascas analisadas demonstram um nível satisfatório de segurança e fiabilidade para espessuras superiores a 200 mm, especialmente quando se utiliza betão de alta resistência e alto desempenho. Além disso, apresentam um comportamento mais seguro com um ângulo de incidência de vento de 60°, o qual depende significativamente da resistência à tração do betão. Este estudo contribui significativamente para o entendimento da fiabilidade estrutural das cascas de betão ultrafinas, destacando a importância das abordagens probabilísticas na análise de segurança, especialmente para estruturas singulares como as cascas. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/178094 |
Designação: | MASTER IN CIVIL ENGINEERING |
Aparece nas colecções: | FCT: DEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vanzeller_2024.pdf | 3,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.