Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/178091| Título: | Relatório de estágio - Um estudo sobre a criatividade matemática nas sucessões no Ensino Secundário |
| Autor: | Gonçalves, Carolina Martins |
| Orientador: | Domingos, António Teixeira, Paula |
| Palavras-chave: | Criatividade Originalidade Fluência Flexibilidade Sucessões |
| Data de Defesa: | Jul-2024 |
| Resumo: | A presente dissertação descreve o trabalho desenvolvido pela professora estagiária em
dois estabelecimentos de Ensino de um mesmo Agrupamento de Escolas da Área
Metropolitana de Lisboa, ao longo do ano letivo 2023/2024. Este documento encontra-se
dividido em duas partes: o relatório de estágio e o projeto de investigação. Na primeira parte
mencionam-se as atividades realizadas no contexto do estágio pedagógico e na segunda parte
apresenta-se a investigação feita com os alunos de 11.º ano que constituíram a turma principal
da professora estagiária.
O estudo regeu-se por uma metodologia de investigação qualitativa aplicada a três
estudos de caso e recorreu à observação, à entrevista semiestruturada, às notas de campo e à
recolha documental como instrumentos de recolha de dados.
A investigação supramencionada teve como objetivo caracterizar a criatividade
matemática nas resoluções e nas formulações dos alunos em itens do tópico sucessões e, com
o intuito de concretizar este fim, procurou-se responder às seguintes questões de investigação:
• De que forma se revelam as dimensões da criatividade na resolução de itens de
sucessões?
• De que forma se revelam as dimensões da criatividade na formulação de problemas
envolvendo sucessões?
• Existe alguma relação entre o desempenho dos alunos em Matemática e a criatividade?
Ao nível da resolução de problemas, a análise dos dados sugeriu que um número
representativo de descritores da criatividade matemática é passível de ser encontrado nas
resoluções de itens do tópico sucessões, de díades em que, pelo menos, um dos elementos
tem um desempenho escolar muito bom na disciplina de Matemática A.
Ao nível da formulação de problemas observou-se que as propostas dos alunos se
enquadram na pontuação mais alta numa das três dimensões da criatividade, nas díades em
que, pelo menos, um dos elementos tem um desempenho escolar muito bom na disciplina de
Matemática A. This dissertation describes the work carried out by the trainee teacher in two schools in the same School Grouping in the Lisbon Metropolitan Area, during the 2023/2024 school year. This document is divided into two parts: the internship report and the research project. The first part mentions the activities carried out in the context of the teaching internship and the second part presents the research carried out with the 11th grade students who made up the trainee teacher's main class. The study was based on a qualitative research methodology applied to three case studies and used observation, semi-structured interviews, field notes, and document collection as data collection tools. The aforementioned research aimed to characterize the mathematical creativity in students' resolutions and formulations of items on the topic of sequences and, to achieve this goal, it was sought to answer the following research questions: • How are the dimensions of creativity revealed when solving sequence items? • How are the dimensions of creativity revealed when posing problems involving sequences? • Is there a link between student performance in Mathematics and creativity? In problem-solving, the data analysis suggested that a significant number of descriptors of mathematical creativity can be observed in the resolutions of problems related to sequences, in dyads where at least one member has a very good academic performance in Mathematics A. In problem-posing, it was observed that the students' proposals scored the highest in one of the three dimensions of creativity, in dyads where at least one of the members has a very good academic performance in Mathematics A. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/178091 |
| Designação: | MESTRADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO |
| Aparece nas colecções: | FCT: DM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Goncalves_2024.pdf | 3,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











