Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/178090| Título: | Relatório de Estágio - Desenvolver o Pensamento Computacional no 8.º ano do Ensino Básico |
| Autor: | Liberal, Sara de Melo |
| Orientador: | Rodrigues, Alexandra |
| Palavras-chave: | Pensamento Computacional Álgebra Pensamento Algébrico Pensamento Crítico |
| Data de Defesa: | Jul-2024 |
| Resumo: | Esta dissertação descreve o trabalho realizado no ano letivo 2023/2024 durante o
estágio pedagógico e encontra-se dividida em duas partes. A primeira parte corresponde
ao relatório de estágio, onde é apresentado um relato sobre a prática profissional supervi-
sionada que inclui descrições dos momentos letivos e não letivos vividos durante o estágio
e uma reflexão sobre o mesmo. A segunda parte é dedicada à investigação desenvolvida
com um grupo de alunos do 8.º ano, no âmbito do estágio.
Esta investigação teve como objetivo compreender como é que alunos de 8.º ano
mobilizam o Pensamento Computacional na resolução de tarefas do domínio da Álgebra,
sem recurso à tecnologia. Para tentar cumprir este objetivo elaboraram-se as seguintes
questões de investigação:
(i) Quais as práticas do Pensamento Computacional mobilizadas pelos alunos na
resolução de tarefas no domínio da Álgebra?
(ii) Como se caracteriza o processo de depuração e qual o seu contributo para o
desenvolvimento do Pensamento Crítico dos alunos?
(iii) Quais as fragilidades reveladas pelos alunos durante a resolução de tarefas de
Pensamento Computacional?
Foi desenvolvida uma investigação qualitativa, com um paradigma interpretativo
e descritivo, apoiada em quatro estudos de caso, cada um constituído por um par de
alunos. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a documentação, a entrevista
semi-estruturada, a observação e o diário de bordo.
A investigação permitiu concluir que: existe uma estreita relação entre o desenvolvi-
mento do Pensamento Computacional e o do Pensamento Algébrico, ao nível da resolução
de problemas com equações; os alunos conseguem mobilizar todas as cinco práticas do
Pensamento Computacional na resolução de tarefas; a depuração e o Pensamento Crítico
surgem de maneira independente; os alunos revelam capacidades de abstração pouco
desenvolvidas e estão continuamente a tentar cumprir um "guião" do que acham que é
suposto fazerem. This dissertation contains the work done throughout the 2023/2024 academic year during the pedagogical internship and it is divided into two parts. The first part is made up of the internship report, where a record of the supervised professional practice is presented, including descriptions of the teaching and non-teaching moments of the internship and reflection on the subject. The second part corresponds to the investigation developed with a group of 8th-year students, in the course of the internship. The objective of this investigation was to understand how 8th-year students mobilize Computational Thinking in solving tasks in the field of algebra, without the use of technology. To accomplish this objective, the following research questions were posed: (i) Which Computation thinking skills do students mobilize when solving Algebra- based tasks? (ii) How can the debugging process be portrayed and what is its contribution to the development of teh students’ Critical Thinking? (iii) What are some shortcomings that students present while solving Computation Thinking based tasks? A qualitative investigation was developed, with an interpretative and descriptive paradigm. Four case studies were established, each pertaining to two students. The data collection techniques used were documentation, semi-structured interview, observation and field notes. Through this investigation it was concluded that: there is a close relationship between the development of Computational Thinking and Algebraic Thinking, in terms of solving problems with equations; students can mobilize all five Computational Thinking skills when solving tasks; debugging and Critical Thinking present themselves independently; students reveal poorly developed abstraction skills and are constantly trying to fulfill a "script" of what they think it is supposed to be done. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/178090 |
| Designação: | MESTRADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO |
| Aparece nas colecções: | FCT: DM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Liberal_2024.pdf | 8,41 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











