Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/178024
Título: Validação de Modelo de Avaliação do Nível de Risco em Obras de Contenção com base em dados reais
Autor: Amado, João de Sousa Vinagre
Orientador: Amado, João
Silva, Paula
Palavras-chave: Gestão de Ativos
Obras de Contenção
Sistema de Gestão de Obras de Contenção
Criticidade
Nível de Risco
Data de Defesa: Dez-2022
Resumo: A Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) é responsável pela gestão de mais de 14.000 km de rede rodoviária e mais de 2.000 km de rede ferroviária, que se estendem de norte a sul de Portugal continental. Ao longo de toda esta rede estima-se que existam 23 mil Obras de Con- tenção (OC), caracterizadas por serem um ativo que para além de apresentarem características muito importantes para um correto funcionamento da mobilidade, apresentam uma grande disseminação em todo o território. Por essas razões, a IP está a desenvolver um Sistema de Gestão de Obra de Contenção (SGOC) capaz de responder às necessidades deste tipo de ati- vos, otimizando as suas funções ao longo da sua vida útil. A presente dissertação de mestrado analisa e avalia os primeiros dados que surgem após a implementação deste sistema de gestão, com o objetivo de validar o comportamento dos fatores e parâmetros de cálculo do Índice de Criticidade. A dissertação está dividida em três partes: inicia-se com uma abordagem à gestão de ativos e uma breve apresentação do SGOC da IP; de seguida carateriza a análise dos dados reais disponibilizados pela IP, incluindo como se comportam os algoritmos de cálculo dos ín- dices que levam a uma projeção do nível de risco de uma OC; na parte final, sugerem-se e apresentam-se várias simulações que visam apurar a viabilidade de algumas alterações ao SGOC. Após o desenvolvimento, tecem-se as devidas considerações finais e as respetivas con- clusões. Todavia, cabe desde já esclarecer que o sistema de gestão desenvolvido pela IP é um sistema que, ainda que com dados preliminares, vai ao encontro das expectativas, uma vez que se confirma que os fatores e parâmetros de cálculo aos Índices de Condição e de Critici- dade têm o comportamento esperado, assim como se verifica que após esses cálculos as OC se distribuem de uma forma coerente ao longo da matriz de risco.
Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) is responsible for managing more than 14.000 km of roadway and more than 2.000 km of railway, which extend from north to south of Portugal. Throughout this entire network, it is estimated that there are 23,000 OC, characterized by being an asset that, in addition to presenting very important characteristics for the adequate func- tioning of mobility, are also highly representative. For these reasons, the IP is developing an Retainment Walls Management System (SGOC) capable of responding to the needs of this type of asset, optimizing its functions throughout their service lives. This dissertation analyzes and evaluates the first data that emerge after the implemen- tation of this management system to validate its behavior. The dissertation is divided into three parts: it starts with an approach to asset manage- ment and a brief presentation of the SGOC; then presents an analysis of the real data provided by IP, realizing the behavior how the algorithms for calculating the indices that lead to a pro- jection of the risk level of an OC behave; in the last part, several simulations are suggested and presented to evaluate the practicability of some changes to the SGOC. Lastly, the inherent final considerations and the conclusions are made. It should be emphasized that the management system developed by IP works in a posi- tive way because it is confirmed that the factors and calculation parameters for the Condition and Criticality Indexes have the expected behavior. It is also attested that retaining works are distributed coherently along the risk matrix.
URI: http://hdl.handle.net/10362/178024
Designação: MESTRADO EM ENGENHARIA GEOLÓGICA
Aparece nas colecções:FCT: DCT - Dissertações de Mestrado

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