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Título: A descorporização do ator: do capitalismo à inteligência artificial
Autor: Zaiden, Francisco Figueiredo
Orientador: Santos, João Miguel Osório de Castro Garcia dos
Palavras-chave: Capitalismo
Algoritmo
Inteligência artificial
Ator
Descorporização
Capitalism
Algorithm
Artificial intelligence
Actor
Disembodiment
Data de Defesa: 27-Nov-2024
Resumo: A dissertação investiga o paradigma do capitalismo financeiro, do capital fictício e do semiocapitalismo, aliados à doutrina do neoliberalismo, que juntos têm o poder de atingir, em algum grau, a subjetividade do homem contemporâneo e as suas relações sociais e políticas. Uma das principais consequências do capitalismo contemporâneo apontada pelos teóricos, é o processo de descorporização, ou seja, a ausência do corpo. A intenção da investigação é tentar perceber se, por efeito, o regime capitalista contemporâneo pode gerar consequências para o ator e o seu corpo. Ao longo da dissertação foi estudada também a concepção da máquina abstrata, que diferente das tecnologias físicas, é um mecanismo não-físico com um funcionamento determinado e uma “engrenagem” digital que proporciona a realização da sua operação, como os algoritmos. Portanto, o trabalho analisa se o capitalismo atual pode alterar a perceção da materialidade e como essa transformação pode replicar-se na subjetividade do homem contemporâneo e, assim, no corpo do ator.
The dissertation investigates the paradigm of financial capitalism, fictitious capital and semiocapitalism, combined with the doctrine of neoliberalism, which together have the power to affect, to some degree, the subjectivity of contemporary man and his social and political relations. One of the main consequences of contemporary capitalism, as pointed out by theorists, is the process of disembodiment, i.e. the absence of the body. The aim of this research is to try to understand whether, by effect, the contemporary capitalist regime can generate consequences for the actor and his body. Throughout the dissertation, it was also studied the concept of the abstract machine, which, unlike physical technologies, is a non-physical mechanism with a specific function and a digital “gear” that enables it to operate, such as algorithms. Therefore, the work analyzes whether current capitalism can alter the perception of materiality, how can this transformation be replicated in the subjectivity of contemporary man, and thus in the actor's body.
URI: http://hdl.handle.net/10362/177965
Designação: Mestrado em Artes Cénicas
Aparece nas colecções:FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado

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