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http://hdl.handle.net/10362/177704| Título: | Filmes e Religião: Vestígios do Catolicismo no Cinema de Martin Scorsese |
| Autor: | Rodrigues, Margarida Almeida Barreiro |
| Orientador: | Branco, Maria João Mayer |
| Palavras-chave: | Catolicismo Cinema Pecado Redenção Religião Scorsese Catholicism Sin Redemption Religion |
| Data de Defesa: | 18-Nov-2024 |
| Resumo: | Martin Scorsese é um realizador que, devido ao seu percurso de vida e educação
católica, incorpora no seu trabalho elementos religiosos, usando o cinema como um
veículo para explorar questões espirituais. Scorsese diz que toda a sua vida foi “filmes e
religião”, estabelecendo uma relação entre ambos. Torna-se, portanto, impossível separar
a obra do realizador das temáticas religiosas com que cresceu. Em concreto, Scorsese
debruça-se sobre os conceitos do pecado, culpa e redenção. A presente dissertação terá
como objetivo estudar a vida e obra de Scorsese, de modo a identificar a origem das
questões levantadas pelos seus filmes, e melhor apreciar as conotações religiosas do seu
trabalho. Por fim, este estudo tem como objetivo estabelecer ligações entre os filmes
apresentados, construindo uma tese sobre a correlação das suas personagens. A
abordagem metodológica proposta para desenvolver este estudo será um método
qualitativo, com análise de conteúdo para revisão da literatura. No enquadramento
teórico, serão aprofundados os conceitos relevantes para a dissertação. Após a análise da
literatura, será desenvolvido um estudo de caso sobre três filmes de Scorsese. Devido à
sua relevância para o tema apresentado, será efetuada a análise dos seguintes filmes: Os
Cavaleiros do Asfalto (1973), Tudo Bons Rapazes (1990) e A Última Tentação de Cristo
(1988). O presente estudo procura estabelecer relações entre os três filmes, propondo que
Os Cavaleiros do Asfalto explora o pecado original, Tudo Bons Rapazes retrata a queda
pela tentação, e A Última Tentação de Cristo oferece a doutrina de salvação que
fundamenta os conceitos anteriores. Martin Scorsese is a director that, due to his life journey and Catholic education, incorporates in his work religious elements, using cinema as a means to explore spiritual questions. Scorsese says that all his life has been “movies and religion”, establishing a relation between the two. It becomes, therefore, impossible to separate the work of the director from the religious themes that he grew up with. Specifically, Scorsese dwells on concepts of sin, guilt, and redemption. The present thesis will have the objective of analyzing the life and work of Scorsese, in order to understand where the questions raised by his films come from, and to better appreciate the religious connotations of his work. Lastly, this study has the objective of establishing connections between the films presented, developing a thesis on the correlation of their characters. The methodical approach proposed to develop this study will be a qualitative method, with the content analysis of literature. In the theoretical framework, the concepts relevant for the thesis will be explored. After the literature analysis, a case study will be developed around three Scorsese films. Due to their relevance in regards of this topic, the following films will be analyzed: Mean Streets (1973), GoodFellas (1990) and The Last Temptation of Christ (1988). The present study seeks to establish connections between the three films, proposing that Mean Streets explores original sin, GoodFellas portraits the fall for temptation, and The Last Temptation of Christ offers a salvation doctrine which sustains the previous concepts. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/177704 |
| Designação: | Mestrado em Estética e Estudos Artísticos, especialização em Cinema e Fotografia |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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