Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/177069
Título: Exploring Engagement, Knowledge, and Effective Training of Seafarers in Energy-Efficient Ship Operations
Autor: Dewan, Mohammud Hanif
Orientador: Godina, Radu
Palavras-chave: Maritime Energy Management
GHG Emissions
Seafarers' Training
SEEMP
Energy- efficient Ship Operations
EEXI
Data de Defesa: 2024
Resumo: The maritime industry is responsible for 2.89% of worldwide carbon emissions, requiring immediate action to reduce its environmental impact. This study examines the crucial role of seafarers in reducing carbon emissions. It introduces a strategic training framework to enhance their knowledge, awareness, and skills for implementation of the Ship Energy Efficiency Management Plan (SEEMP) onboard ships. Active seafarers from 41 shipping companies in 24 countries were surveyed using mixed methods to assess their knowledge, awareness, and commitment to energy-efficient shipping practices after ten years of regulation enforcement by the International Maritime Organization (IMO). Structural Equation Modeling (SEM) is utilized to evaluate the effectiveness of training programs on energy-efficient ship operations (EEOS) provided to seafarers. The study identifies several critical challenges faced by seafarers in implementing energy-efficient practices, such as increased paperwork, heavier workloads, and technical difficulties. Notably, a significant gap exists between male and female seafarers regarding awareness levels. Additionally, social media platforms are emerging as increasingly popular sources of knowledge for seafarers. Moreover, experience plays a pivotal role, showing a strong connection with knowledge acquisition. The study advocates a strategic training framework, integrating in-house, onboard, simulator-and computer-based training to enhance seafarers' competence in EEOS for improving energy efficiency and reducing carbon intensity. Recommendations include leveraging IMO E-Learning courses and simulator-based training by specialized providers, complemented by onboard training initiatives. This study offers insights for policymakers and stakeholders to steer the maritime industry towards a future with net-zero emissions while enhancing the human element for sustainable shipping practices.
A indústria marítima é responsável por 2,89% das emissões de carbono em todo o mundo, o que obriga a uma ação imediata de modo que se reduza o impacto ambiental causado por parte dos atores desta indústria. O trabalho efetuado nesta tese examina o papel crucial das tripulações na redução das emissões de carbono. Este estudo apresenta um quadro de formação estratégica para aprofundar os conhecimentos, consciencialização e habilidades da tripulação para a implementação do Plano de Gestão da Eficiência Energética em Navios (SEEMP). São alvo de inquérito a tripulação ativa de 41 empresas de transporte marítimo, representando 24 países. Sendo assim, ao fim de dez anos de aplicação dos regulamentos pela Organização Marítima Internacional (IMO), pretende-se avaliar os conhecimentos, a consciencialização e o compromisso com as práticas de eficiência energética no transporte marítimo por parte destas empresas e das suas tripulações. De modo a avaliar a eficácia da formação dada à tripulação acerca das práticas dos sistemas de obrigação de eficiência energética (EEOS), é utilizada a Modelação de Equações Estruturais. Os resultados do estudo revelam que continuam a persistir vários desafios significativos encontrados pela tripulação na execução de operações de eficiência energética em navios, incluindo questões relacionadas com o excesso de procedimentos administrativos, carga de trabalho muito elevada, complexidades técnicas, entre outras. Observa-se uma disparidade notável entre a tripulação do sexo masculino e a tripulação do sexo feminino em relação aos níveis de consciencialização. Ainda, as plataformas de redes sociais estão a ganhar cada vez mais popularidade, como fontes de conhecimento, entre os membros da tripulação. Os resultados também indicam que a experiência é um elemento fundamental e que tem uma ligação muito forte com o conhecimento. Sendo assim, é proposta uma nova abordagem de formação da tripulação ao integrar a formação interna e a formação com uso de simuladores e computadores para capacitar a tripulação na aplicação das medidas de eficiência energética. As recomendações incluem alavancar os cursos de E-Learning da IMO e a formação através do uso de simuladores por especialistas, sendo estes complementados por iniciativas de formação a bordo. Este estudo oferece novas perspetivas aos decisores políticos e às partes interessadas de modo a conduzir a indústria marítima para um futuro com zero emissões, e ao desenvolver, ao mesmo tempo, a componente humana nas práticas sustentáveis no transporte marítimo.
URI: http://hdl.handle.net/10362/177069
Designação: DOCTORATE IN INDUSTRIAL ENGINEERING
Aparece nas colecções:FCT: DEMI - Teses de Doutoramento

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