Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/176388
Título: | O papel das E-mail Newsletters na difusão de notícias: Análise de estratégia e conteúdo da Revista Visão |
Autor: | Lopes, Inês Ferreira |
Orientador: | Silva, Dora Santos |
Palavras-chave: | Newsletters Email-Newsletters Inovação nos Media Formatos Jornalismo Móvel Curadoria da Informação Media Innovation Formats Mobile Journalism Information Curation Relatório de Estágio |
Data de Defesa: | 30-Out-2024 |
Resumo: | O presente relatório parte de um estágio realizado na secção Online da Revista Visão
entre setembro e novembro de 2023. Tem como objetivo analisar as características editoriais
das email newsletters e o papel que detêm na estratégia editorial de um órgão de
comunicação, a Visão. Declarada uma plataforma morta por muitos, a email newsletter tem
adotado nos últimos anos uma evolução crescente, tendo a sua produção e consumo
aumentado. Segundo a produção científica existente, são atualmente uma parte fundamental
das estratégias digitais dos media para puxar e cativar leitores a serem assinantes.
Para alcançar o referido objetivo, foi utilizada uma metodologia mista incluindo
recolha de dados relativos a desempenho e métricas, uma análise de conteúdo a 34 edições
de duas newsletters, publicadas durante o período de estágio – Visão do Dia e Antevisão – e
entrevistas a membros da equipa. Os resultados indicam que as duas newsletters analisadas
cumprem os objetivos traçados pela revista Visão, ao nível da curadora e interação com o
leitor, mas o ecossistema mediático obriga a uma constante adaptação de forma a se tornarem
continuamente atrativas. This report is based on an internship carried out in the Online section of Visão magazine between September and November 2023. Its aim is to characterize the format of email newsletters and their importance in the editorial strategy of a media outlet, Visão. Declared a dead platform by many, in recent years have adopted a growing evolution, with their production and consumption increasing. According to existing scientific research, newsletters are currently a fundamental part of the media's digital strategies for attracting and engaging readers to become subscribers. To achieve this goal, this paper analyses the relevance and editorial characteristics of two newsletters produced by Visão using a mixed methodology combining a content analysis to newsletters Visão do Dia and Antevisão - a total of thirty-four newsletters published during the internship period, complemented by interviews and data collection.Findings show that these newsletters achieve the goals, but the media ecossistem urges a continuous improvement in order to maintain attractive to the readers. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/176388 |
Designação: | Mestrado em Jornalismo |
Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Ines_Ferreira_Lopes.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.