Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/175765
Título: Hannah Arendt e Paulo Freire: Educação, pluralidade e democracia - um diálogo filosófico
Autor: Reis, Letícia Melo dos
Orientador: Damele, Giovanni
Palavras-chave: Filosofia política
Pedagogia libertadora
Hannah Arendt
Paulo Freire
Educação
Política
Democracia
Diálogo
Participação cívica
Political philosophy
Liberating pedagogy
Education
Politics
Democracy
Dialogue
Civic participation
Data de Defesa: 11-Out-2024
Resumo: Esta tese explora as interconexões entre a filosofia política de Hannah Arendt e a pedagogia libertadora de Paulo Freire, destacando suas contribuições para a compreensão da importante, porém prejudicada, relação entre educação e política. Para isso, vamos examinar os fundamentos da filosofia política de Arendt, como pluralidade e as esferas privada, pública e social, assim como a pedagogia de Freire, com foco nos princípios da conscientização e do diálogo. Abordaremos na sequência a crise na educação moderna e como isso afeta na formação cidadã dos indivíduos, bem como a sua relação direta com a propagação de ideologias. Dessa forma, ao final, poderemos discutir o papel transformador da educação na democracia, destacando sua capacidade de promover uma participação cívica ativa e uma sociedade mais justa e inclusiva, enfatizando a importância do diálogo entre a sala de aula e o espaço público, bem como da pluralidade como base para a construção da cidadania.
This thesis explores the interconnections between Hannah Arendt's political philosophy and Paulo Freire's liberating pedagogy, highlighting their contributions to understanding the important, yet impaired, relationship between education and politics. To achieve this, we will examine the foundations of Arendt's political philosophy, such as plurality and the private, public, and social spheres, as well as Freire's pedagogy, focusing on the principles of conscientization and dialogue. Following this, we will address the crisis in modern education and how it affects individuals' civic education, as well as its direct relationship with the propagation of ideologies. Thus, in conclusion, we will discuss the transformative role of education in democracy, emphasizing its ability to promote active civic participation and a more just and inclusive society, while highlighting the importance of dialogue between the classroom and the public space, as well as plurality as the basis for citizenship construction.
URI: http://hdl.handle.net/10362/175765
Designação: Mestrado em Filosofia, especialidade em Filosofia Política
Aparece nas colecções:FCSH: DF - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Leticia_Melo_Reis.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.