Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/175765| Título: | Hannah Arendt e Paulo Freire: Educação, pluralidade e democracia - um diálogo filosófico |
| Autor: | Reis, Letícia Melo dos |
| Orientador: | Damele, Giovanni |
| Palavras-chave: | Filosofia política Pedagogia libertadora Hannah Arendt Paulo Freire Educação Política Democracia Diálogo Participação cívica Political philosophy Liberating pedagogy Education Politics Democracy Dialogue Civic participation |
| Data de Defesa: | 11-Out-2024 |
| Resumo: | Esta tese explora as interconexões entre a filosofia política de Hannah Arendt e a pedagogia libertadora de Paulo Freire, destacando suas contribuições para a compreensão da importante, porém prejudicada, relação entre educação e política. Para isso, vamos examinar os fundamentos da filosofia política de Arendt, como pluralidade e as esferas privada, pública e social, assim como a pedagogia de Freire, com foco nos princípios da conscientização e do diálogo. Abordaremos na sequência a crise na educação moderna e como isso afeta na formação cidadã dos indivíduos, bem como a sua relação direta com a propagação de ideologias. Dessa
forma, ao final, poderemos discutir o papel transformador da educação na democracia, destacando sua capacidade de promover uma participação cívica ativa e uma sociedade mais justa e inclusiva, enfatizando a importância do diálogo entre a sala de aula e o espaço público, bem como da pluralidade como base para a construção da cidadania. This thesis explores the interconnections between Hannah Arendt's political philosophy and Paulo Freire's liberating pedagogy, highlighting their contributions to understanding the important, yet impaired, relationship between education and politics. To achieve this, we will examine the foundations of Arendt's political philosophy, such as plurality and the private, public, and social spheres, as well as Freire's pedagogy, focusing on the principles of conscientization and dialogue. Following this, we will address the crisis in modern education and how it affects individuals' civic education, as well as its direct relationship with the propagation of ideologies. Thus, in conclusion, we will discuss the transformative role of education in democracy, emphasizing its ability to promote active civic participation and a more just and inclusive society, while highlighting the importance of dialogue between the classroom and the public space, as well as plurality as the basis for citizenship construction. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/175765 |
| Designação: | Mestrado em Filosofia, especialidade em Filosofia Política |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DF - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Leticia_Melo_Reis.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











