Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/175423
Título: | Using picture books to promote vocabulary acquisition in the primary English as a foreign language class |
Outros títulos: | Utilização de livros infantis para promover a aquisição de vocabulário nas aulas de Inglês de primeiro ciclo |
Autor: | Oliveira, Inês Barata Brás de |
Orientador: | Leslie, Carolyn Puga, Rogério |
Palavras-chave: | Álbuns ilustrados Aquisição de vocabulário Retenção Relembrar Ambiente de aprendizagem envolvente Picturebooks Vocabulary acquisition Retention Recall Engaging teaching environment |
Data de Defesa: | 25-Set-2024 |
Resumo: | This report describes the action research project I engaged in as part of my practicum as a trainee teacher during my master’s degree in teaching English in primary education. It investigated how picturebooks can be used in English as a foreign language class, to promote vocabulary acquisition. This study assessed students' retention and recall in storytelling sessions. The study took place in a state primary school in a town close to Lisbon, Portugal. The students involved in this study consisted of a group of 25 students in year four, with ages between 9 and 11. The students had two weekly one-hour lessons in English during the afternoon period. The study was implemented from early November to mid-January and the method used was a small-scale action research project. The research tools used were three questionnaires and three paired interviews. During the research, I implemented storytelling sessions to expose the students to new vocabulary. The lessons were standardized to create routines in the classroom and the storytelling sessions were implemented in a familiar format to the students. The study concluded that storytelling sessions created an engaging learning environment and that the students had a more successful retention rate than a recall rate. Furthermore, the students often referenced the role of pictures during the interviews which often aided them in remembering the words and even the plot. The students could often remember the words and plot in Portuguese, however, had difficulty doing so in English. O presente relatório descreve o projeto de investigação-ação desenvolvido no âmbito do estágio realizado durante o mestrado em ensino de inglês no ensino primário. Teve como objetivo investigar como os livros ilustrados podem ser utilizados nas aulas de inglês de primeiro ciclo, para promover a aquisição de vocabulário. No decorrer do estudo foi avaliada a capacidade de retenção e de relembrar dos alunos que participaram de sessões de histórias. O estudo foi realizado numa escola primária pública numa localidade próxima de Lisboa, Portugal. Os alunos envolvidos neste estudo consistiram num grupo de 25 alunos do quarto ano, com idades entre 9 e 11 anos. Os alunos tiveram duas aulas semanais de inglês de uma hora durante o período da tarde. O estudo foi implementado entre o início de novembro e meados de janeiro, e o método utilizado foi um projeto de investigação-ação de pequena escala. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram três questionários e três entrevistas realizadas em pares. No decorrer do estudo foram implementadas sessões de conto histórias de forma a expor os alunos ao novo vocabulário. As aulas foram estandardizadas, de forma a criar rotinas na sala de aula, e as sessões de conto de histórias foram implementadas num formato familiar para os alunos. O estudo concluiu que as sessões de histórias criaram um ambiente de aprendizagem envolvente e que os alunos tiveram uma taxa de retenção bem-sucedida, mas que o mesmo não se revelou na taxa de relembrar. É relevante referir que os alunos fizeram frequentemente referência ao papel das imagens durante as entrevistas, fator que muitas vezes os ajudou a lembrar as palavras e até mesmo o enredo das histórias. Os alunos conseguiram diversas vezes lembrar-se das palavras e do enredo em português, no entanto demonstravam dificuldade em fazê-lo em Inglês. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/175423 |
Designação: | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Aparece nas colecções: | FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Ines_Bras_Oliveira.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.