Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/174854| Título: | Impulsionadores de audiência televisiva nos programas matinais |
| Outros títulos: | TV audience boosters in morning shows |
| Autor: | Monteiro, Mónica Alexandra Valente |
| Orientador: | Espírito Santo, Pedro Manuel do |
| Palavras-chave: | Audiências Telespetadores Breakfast show Talk show Consumo televisivo Comunicação Audiences Viewers Breakfast show Talk show Television consume Communication |
| Data de Defesa: | 26-Jun-2024 |
| Resumo: | A evolução da televisão é inegável, contudo surgiram também novas formas de visualizar conteúdos, como por exemplo, plataformas de streaming. Atualmente há cada vez mais opções de escolha para o telespetador, desde o Youtube, à Netflix, entre outros. A televisão deixou se ser o único meio transmissor de conteúdo visual e, mesmo os seus avanços tecnológicos podem trazer tanto vantagens como desvantagens no que diz respeito às audiências televisivas. Exemplo disso é a possibilidade de ver algo que foi transmitido em determinado horário numa outra altura, o que faz com que os telespetadores não sintam “obrigação” em assistir a um programa em direto, muito menos se este for, como é o objeto desta investigação, um programa matinal. Este estudo pretende então perceber de que forma podem as audiências aumentar numa altura em que temos uma audiência dispersa no tempo e no espaço, com inúmeras ocupações e opções de entretenimento. Para tal, esta investigação teve por base dados recolhidos a partir de um questionário online que resultou numa amostra de 168 inquiridos sobre quais os fatores que eles consideram importantes para o aumento das audiências nos programas transmitidos pela manhã. Após a recolha, foram analisados no sofware de análise estatística Smart PLS 4. Com este estudo foi possível concluir que existem fatores com mais peso na hora de decidir assistir determinado programa, como por exemplo, a forma de comunicar do apresentador, a ligação emocional que o público tem com determinado apresentador, programa ou canal emissor e também, a diversão que as emissões podem proporcionar a quem está do outro lado da tela.
Esta investigação mostra assim aos canais emissores em que características devem apostar com o intuito de aumentar o nível de audiências dos seus programas. The evolution of television is undeniable, but new ways of viewing content have also emerged, such as streaming platforms. Today there are more and more options for viewers to choose from, from YouTube to Netflix, among others. Television is no longer the only medium transmitting visual content, and even its technological advances can bring both advantages and disadvantages when it comes to television audiences. An example of this is the possibility of watching something that was broadcast at a certain time at another time, which means that viewers do not feel "obliged" to watch a program live, especially if it is, as is the subject of this research, a morning program. This study therefore aims to understand how audiences can increase at a time when we have an audience dispersed in time and space, with countless occupations and entertainment options. To this end, this research was based on data collected from an online questionnaire that resulted in a sample of 168 respondents on what factors they consider important for increasing audiences for programs broadcast in the morning. Once collected, they were analyzed using the Smart PLS 4 statistical analysis software. With this study, it was possible to conclude that there are factors that carry more weight when it comes to deciding to watch a particular program, such as the presenter's way of communicating, the emotional connection that the audience has with a particular presenter, program or broadcasting channel, and also the entertainment that the broadcasts can provide to those on the other side of the screen. This research shows broadcasters which characteristics they should focus on to increase the audience of their programs. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/174854 |
| Designação: | Mestrado em Ciências da Comunicação, especialidade em Comunicação e Artes |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DCC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Monica_Valente_Monteiro.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











