Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/173939
Título: "Del mundo preza, y del amor herida". O Amor no teatro escrito por mulheres em Portugal (ca.1650-1750)
Outros títulos: "Del mundo preza, y del amor herida”. Love in theatre written by Portuguese women (ca. 1650-1750)
Autor: Sá, Inês de Castro César de
Orientador: Cardim, Pedro
Palavras-chave: Amor
Teatro ibero-americano
História da mulher
História de género
Love
Iberoamerican theatre
Women’s history
Gender history
Data de Defesa: 10-Set-2024
Resumo: No Portugal da Época Moderna, apesar das limitações no acesso à cultura, assiste-se, gradualmente, a um aumento do número de mulheres escritoras. Num período em que eram incentivadas a manter o silêncio, o ato da escrita era um dos poucos momentos em que poderiam tomar a palavra, usar e interpretar as convenções sociais e literárias da época. Um dos maiores temas da literatura da época era o amor, conceito inteiramente ligado à ordem social e à definição dos papéis de género na sociedade. O amor no século XVII e início do XVIII é a base da vida comunitária, necessário e definidor das relações entre humanos. Os vários conceitos de amor poderiam ou não incluir a mulher, mas, quando a incluíam, definiam o seu papel social e o seu comportamento, distintos aos do homem. Ademais, na literatura, a mulher era, muitas vezes, vista como sedutora e tentadora, ou como uma quase divindade, esquecendo-se o seu caráter humano. Assim, o debate sobre o amor era também um debate sobre o papel da mulher, protagonizado, teorizado e escrito por homens. Neste trabalho procuramos, estudar como diferentes mulheres interpretaram e escreveram sobre estes conceitos «masculinos» de amor. A investigação incide sobre o teatro escrito por quatro mulheres portuguesas nos séculos XVII e XVIII: Ângela de Azevedo, Joana Teodora de Sousa, Sóror Madalena da Glória e Sóror Maria do Céu. As fontes incluem quatro comedias nuevas, uma comedia breve, sete autos e um baile. Através da análise das tópicas amorosas e da sua relação com os papéis de géneros nestas obras, identificamos lugares-comuns, mas também especificidades de cada mulher. Demonstramos como estas mulheres conheciam e usaram os conceitos e tópicas de amor na sua escrita teatral e como as adaptaram, colocando muitas vezes a personagem feminina como protagonista das tramas de amor. O amor ainda é representado como motivo de sofrimento e desonra feminina, não por falha das personagens femininas, mas sobretudo pela incapacidade das personagens masculinas de corresponder com o comportamento digno de um verdadeiro amor. Este trabalho é, também, o primeiro estudo comparativo do teatro feminino do barroco português e, portanto, uma importante contribuição para o conhecimento do mundo cultural feminino, definindo-o não como um mundo isolado e uniforme, mas inserido e integrado na cultura portuguesa e ibérica, com as suas próprias particularidades, mas também repleto de diferenças e heterogeneidades.
In Early Modern Portugal, despite the limited access to the cultural world, the number of women writers increased. At a time when they were encouraged to remain silent, the act of writing was one of the few moments when they could take the floor, use, and reflect on the social and literary conventions. Love was one of the major literary themes of the time, a concept entirely linked to the social order and the definition of gender roles in society. In the 17th and early 18th centuries, love was the basis of community life, necessary and defining of relationships between humans. The various concepts of love may or may not have included women, but when they did, they defined their social role and behaviour, distinct from those of men. Furthermore, in literature, women were often seen as seductive and tempting, or as almost divine, forgetting their human character. Thus, the discussions around love were also discussions about the role of women, led, theorised, and written by men. In this work, we seek to study how different women interpreted and wrote about these ‘male-made’ concepts of love. The research focuses on theatre written by four Portuguese women in the 17th and 18th centuries: Ângela de Azevedo, Joana Teodora de Sousa, Sor Madalena da Glória and Sor Maria do Céu. These plays include four comedias nuevas, one comedia breve, seven autos and one baile. By analyzing the topos of love and their relationship to gender roles in these works, we identify commonplaces, but also specificities of each woman. We show how these women knew and used the concepts and topos of love in their theatre works and how they adapted them, often placing the female character as the protagonist of the love plots. Love is still represented as a reason for female suffering and dishonor, not because of the female characters' faults, but due to the male characters' inability to correspond with the behavior worthy of true love. This work is also the first comparative study of Portuguese Baroque women's theatre and, therefore, an important contribution to the knowledge of their cultural world. A world that is not homogeneous and isolated but is inserted and integrated into the Portuguese and Iberian culture, with its own particularities, but also full of differences and divergencies.
URI: http://hdl.handle.net/10362/173939
Designação: Mestrado em História, especialidade em História Moderna e dos Descobrimentos
Aparece nas colecções:FCSH: DH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Ines_Cesar_Sa.pdf1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.