Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/172284
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMalhado, André-
dc.date.accessioned2024-09-23T22:23:35Z-
dc.date.available2024-09-23T22:23:35Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.issn2183-1750-
dc.identifier.otherPURE: 99883899-
dc.identifier.otherPURE UUID: 3c0497b9-8dc5-4f35-8a9c-6c9c129b0018-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0002-1691-868X/work/168128871-
dc.identifier.otherScopus: 85200907523-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/172284-
dc.descriptionUIDB/00693/2020 UIDP/00693/2020 UIDB/04209/2020 UIDP/04209/2020 LA/P/0132/2020-
dc.description.abstractNeste artigo, defendo que, no cinema em Portugal, o subgénero distópico é um dos repertórios onde animais, plantas, fungos, microrganismos e recursos naturais, considerados parte do mundo natural, são não só capturados, mas também mediados por tecnologias digitais. Através de um quadro teórico-metodológico interdisciplinar, adaptado a uma abordagem musicológica, esta pesquisa analisa cinco filmes produzidos no século XXI: Real Playing Game (2013), Mutant Blast (2018), Solum (2019), Interface (2020) e Mar Infinito (2021). O objetivo é compreender os processos compositivos e estéticos do som e da música, bem como o seu papel na representação do mundo natural no cinema distópico. A pergunta que se coloca é: como é que as paisagens sonoras das entidades e recursos naturais contribuem para os debates culturais atuais sobre o Antropoceno e a crítica ecológica? Para responder a esta questão, realizo uma análise audiovisual e discursiva, complementada por entrevistas com realizadores, compositores e sonoplastas. Esta investigação demonstra que existe um discurso cinematográfico contraditório assente, por um lado, numa arte realista que é lida como um “cinema nacional”, uma vez que a ação ocorre em localizações geográficas do país. Por outro lado, encontramos traços de uma estética antirrealista, pois os dispositivos tecnológicos dentro da narrativa transformam esse mundo natural, tornando-o um instrumento de crítica social e pós-humana. O som e a música desempenham um papel determinante nesse contexto. Durante a rodagem, a gravação e a reprodução sonora criam um ambiente reconhecível, ancorando a cena num espaço que é familiar ao espectador. Todavia, a composição musical, nem sempre seguindo as convenções da ficção científica internacional, modifica o sentido do mundo natural, tornando-o mais cómico, poético ou político. Em resumo, esses filmes, na sua maioria, reagem criticamente à tendência geral do antropocentrismo, colocando o mundo natural como protagonista.en
dc.format.extent20-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00693%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00693%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04209%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F04209%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/Concurso para Atribuição do Estatuto e Financiamento de Laboratórios Associados (LA)/LA%2FP%2F0132%2F2020/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectpaisagem sonora-
dc.subjectRepresentação não-humana-
dc.subjectCinema em Portugal-
dc.subjectMediação tecnológica-
dc.titleCapturadas e mediadas-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage112-
degois.publication.issue2: O Mundo Natural no Cinema-
degois.publication.lastPage133-
degois.publication.titleAniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento-
degois.publication.volume11-
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14591/aniki.v11n2.1056-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleAs paisagens sonoras dos recursos naturais e não-humanos no cinema de ficção distópica em Portugal-
dc.contributor.institutionCentro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: CESEM - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1056-Texto_Artigo-4728-1-10-20240718.pdf276,88 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.