Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/172041
Título: Eletrificação de uma Frota no Setor dos Serviços de Mobilidade Através da Aplicação do Ciclo PDCA
Autor: Alves, João Miguel Pereira
Orientador: Barroso, Ana
Palavras-chave: Sustentabilidade
Frota Corporativa
Emissões de GEE
Eletrificação de Veículos
Custos de Mobilidade
Melhoria Contínua
Data de Defesa: Jun-2022
Resumo: A sustentabilidade é assumida nos dias de hoje como um marco na orientação estraté- gica das organizações. No que diz respeito a frotas corporativas, a quantidade de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) produzidas e a dependência de combustíveis fósseis são fatores que há muito preocupam os seus gestores. Dado o impacto que o setor dos transportes tem na pegada ecológica mundial, a generalidade dos governos tem vindo a promover, atra- vés de diversos incentivos, soluções de mobilidade de baixas emissões, como a eletrificação de veículos. A presente dissertação, foi desenvolvida no departamento de Gestão de Frota do grupo Brisa. Dada a novidade da tecnologia elétrica e as barreiras que lhe são apontadas, nomeada- mente, as autonomias reduzidas, o tempo necessário ao carregamento do veículo e o número de pontos de carga disponíveis, o objetivo desta dissertação é reduzir a quantidade de emis- sões de GEE libertadas pela frota corporativa do grupo Brisa e a redução dos respetivos custos de mobilidade. Para o efeito, foi definida uma metodologia de atuação para a eletrificação de veículos, tendo sido aplicada a um segmento dos nove segmentos de frota existentes, de modo a recolher o know-how para, no futuro e a par com os avanços tecnológicos, se proceder à ex- pansão deste conceito de mobilidade à totalidade da frota. A metodologia proposta tem por base uma filosofia de melhoria contínua, implemen- tada gradualmente de acordo com o ciclo PDCA. O primeiro passo categoriza e identifica o segmento de frota com necessidades operacionais passíveis de serem satisfeitas pelas soluções elétricas vigentes no mercado. Depois, o estudo foca-se no dimensionamento e aquisição de uma infraestrutura interna dedicada ao carregamento dos veículos deste segmento e necessi- dades de recolha de informação sobre os respetivos consumos. Por último, são implementadas as soluções propostas, seguidas de um período de recolha e análise de dados e discussão dos resultados. Foram eletrificados 23 veículos, para os quais e durante o período em análise se verifi- cou uma redução em cerca de 65% na quantidade de emissões de GEE produzidas, acompa- nhada de uma redução em 60% dos custos de mobilidade.
Nowadays, sustainability is assumed as a milestone in the strategic orientation of or- ganizations. As far as corporate fleets are concerned, the amount of Greenhouse Gas (GHG) emissions produced and the dependence on fossil fuels have long been factors that have wor- ried their managers. Given the impact that the transport sector has on the global ecological footprint, most governments have been promoting, through various incentives, low emission mobility solutions, such as electric mobility. This dissertation was developed in the Fleet Management department of Brisa Group. Given the newness of the electric technology and the barriers that are pointed out to it, namely, the reduced autonomies, the time needed to charge the vehicle and the number of available charge points, the goal of this dissertation is to reduce the amount of GHG emissions released by the corporate fleet of Brisa Group and the respective mobility costs. For this pur- pose, a methodology of action for vehicle electrification was defined, having been applied to a segment of the nine existing fleet segments, to gather know-how so that, in the future and in line with technological advances, this mobility concept may be extended to the whole fleet. The proposed methodology is based on a philosophy of continuous improvement, im- plemented gradually according to the PDCA cycle. The first step categorizes and identifies the fleet segment with operational needs that can be met by electric solutions currently on the market. Then, the study focuses on the sizing and acquisition of an internal infrastructure dedicated to charging the vehicles of this segment and needs to collect information on their consumption. Finally, the proposed solutions are implemented, followed by a data collection and analysis period and results discussion. A total of 23 vehicles were electrified, for which, during the period under analysis, there was a 65% reduction in the amount of GHG emissions produced, accompanied by a 60% re- duction in mobility costs.
URI: http://hdl.handle.net/10362/172041
Designação: MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL
Aparece nas colecções:FCT: DEMI - Dissertações de Mestrado

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