Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/171932
Título: A programação artística e cultural para crianças e jovens como oportunidade de construção de mundo comum
Autor: Gomes, Elisabete X
Pires, Ana Luisa Oliveira
Palavras-chave: Programação artística e cultural
Democracia cultural
Infância
Educação
Democratização
Artistic and cultural programming
Cultural democratization and democracy
Childhood
Education
Data: 30-Dez-2023
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Resumo: Apresenta-se um estudo exploratório sobre as potencialidades educativas da programação artística e cultural para crianças e jovens, partindo da análise da oferta de três equipamentos culturais localizados na cidade de Lisboa. Esta análise será feita a partir de três dimensões: concepções de infância/s subjacentes ao trabalho artístico e cultural; a oportunidade de promover encontros com o mundo por via da ampliação da camada sensível dos temas, objetos, contextos, obras que são dadas à fruição através das linguagens artísticas; o lugar da programação artística nas tendências de democratização da cultura e de democracia cultural. Defendendo que o mundo comum não nos é dado, exigindo-se, ao invés, a sua permanente construção pela aventura de pôr em comum que o não era, discutiremos a possibilidade de os contextos de arte e cultura poderem ser lugar de construção de mundo comum pela presença e participação, de pleno direito, de crianças em espaços públicos formais, como seja o museu, o teatro, os monumentos e lugares simbólicos da história, dando visibilidade a uma maior pluralidade da existência humana. Concluímos defendendo que a programação artística e cultural para crianças configura um objeto de estudo em emergência no terreno das ciências da educação. || An exploratory study on the specificity of the artistic and cultural program for children and young people is presented. It was developed through the analysis of the program of three cultural institutions located in the city of Lisbon, aiming to present a diversity of approaches, without claiming any type of representativeness. This analysis will be made through three dimensions:The conceptions of childhood underlying the artistic and cultural work;The opportunity to promote encounters with the world by expanding the sensitive layer of themes, objects, contexts, works that are given to fruition through artistic languages;The place of artistic programming in trends towards the democratization of culture and cultural democracy.Defending that the common world is not given, demanding, instead, its permanent construction, through the adventure of putting in common that it was not, we will discuss the possibility of contexts of art and culture being places of construction of the common world due to the presence and participation, by right, of children in formal public spaces, such as the museum, the theater, monuments and symbolic places of the nation's history, giving visibility to a greater plurality of human existence. We conclude by arguing that artistic and cultural programming for children is an emerging object of study in the field of educational sciences.
Descrição: UIDB/04647/2020 UIDP/04647/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10362/171932
ISBN: 978-989-95390-5-1
Aparece nas colecções:FCSH: CICS.NOVA - Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
texto_Livro_de_Atas_SPCE_2022_p.108-116.pdf268,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.