Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/171918
Título: Interacções Virtuais em Sala de Aula. Os Processos de Desenvolvimento das Competências Linguística e Intercultural no Ensino de Inglês
Autor: Zurrapa, Rita Graça
Orientador: Ceia, Carlos
Palavras-chave: Interacões virtuais
Competência intercultural
Mystery Skype
Competência linguística
Virtual interactions
Intercultural competence
Linguistic competence
Data de Defesa: 17-Jul-2024
Resumo: As Aprendizagens Essenciais da disciplina de Inglês têm como objectivo o desenvolvimento das competências comunicativa, intercultural e estratégica dos alunos. Os estudos indicam que os professores de línguas tendem a valorizar a competência comunicativa em detrimento das outras, o que não implica necessariamente a desvalorização das restantes competências. Contudo, é indubitável que os professores sentem mais dificuldades em promover actividades que desenvolvam as competências intercultural e estratégica. Apesar da firme intenção de as incluir nas suas práticas lectivas, nem sempre isso se reflecte de forma evidente. Ora, a introdução da tecnologia no ensino das línguas criou oportunidades únicas de aprendizagem para professores e alunos, fomentando as interacções virtuais, actividades que promovem e facilitam a introdução de várias competências na sala de aula. No Ensino Superior, encontram-se diversos estudos com alunos que comprovam as vantagens da promoção dessas actividades no processo do ensino das línguas. Não obstante, a investigação sobre interacções virtuais é ainda diminuta nas faixas etárias mais baixas, nomeadamente, com alunos do 3.º ciclo. Não foram identificados estudos sobre o jogo Mystery Skype que abordassem as percepções de alunos do ensino básico. Assim, este estudo visa aprofundar o conhecimento sobre esta prática pedagógica e contribuir para colmatar essa lacuna, ao explorar as interacções virtuais no contexto do ensino básico e contribuindo para o avanço do conhecimento nesta área específica. Esta investigação-acção centra-se na prática pedagógica que envolve o uso do Mystery Skype e pretende perceber o seu impacto nos alunos, através da análise das suas percepções. A actividade baseia-se no uso de ferramentas de comunicação online, permitindo que grupos de alunos de países diferentes entrem em contacto, partilhem experiências e conhecimentos em contexto real. O jogo atende, de forma simples e eficaz, à sugestão emanada do Conselho da Europa sobre a implementação da metodologia de interacções virtuais com o intuito de encurtar as distâncias físicas, abrir as salas de aula ao mundo e criar situações que contribuam para o desenvolvimento dos alunos. A investigação-acção decorreu numa escola pública, integrada no Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), e fundamentou-se numa metodologia de abordagem mista para a recolha de dados, combinando questionários e entrevistas em grupos focais. Foram realizados dois ciclos de investigação, envolvendo alunos do 7.º e 9.º anos de escolaridade. Pretendeu-se compreender, por um lado, as percepções dos alunos, em relação às aprendizagens realizadas com as interacções virtuais com outros alunos. e, por outro lado, às dos professores que usam esta prática com os seus alunos, através da implementação de um questionário que recolheu respostas de professores de 23 países. Em conclusão, observou-se que tanto os alunos como os professores valorizam o Mystery Skype, principalmente, pelo seu impacto no desenvolvimento da competência intercultural. De acordo com as suas percepções, o contexto real em que o jogo é realizado contribui para aumentar os níveis de motivação e reduzir a ansiedade, favorecendo o desenvolvimento a competência comunicativa. Futuramente, é nosso ensejo divulgar o jogo Mystery Skype junto dos professores de línguas, com a firme convicção de que esta prática facilita a aprendizagem das línguas, supera o isolamento cultural de muitos alunos e promove uma consciência de cidadania global.
The document Aprendizagens Essenciais da disciplina de Inglês (Core Learning for English) aims to develop students' communicative, intercultural, and strategic competences. Studies indicate that language teachers tend to prioritize communicative competence over the others. However, this does not imply the downgrading of the remaining competences. Teachers feel more difficulties in promoting activities that develop intercultural and strategic competences. Although they intend to include them in their teaching practices, it is not always evident. The introduction of technology in language teaching has created unique learning opportunities for teachers and students. Virtual interactions are activities that promote and facilitate the introduction of various competences in the classroom. In Higher Education, there are several studies with students that prove the advantages of promoting these activities in the language teaching process. Nevertheless, research on virtual interactions is still scarce in younger age groups, particularly with 3rd cycle students. No studies were identified on the Mystery Skype game that addressed the perceptions of basic education students. This study aims to deepen knowledge about this pedagogical practice and contribute to filling this gap by exploring virtual interactions in the context of basic education, thus advancing knowledge in this specific area. This action research aims to understand the impact of the Mystery Skype pedagogical practice on students through the analysis of their perceptions. This activity is based on the use of online communication tools, allowing groups of students from different countries to contact each other, share experiences, and knowledge in a real context environment. The game effectively meets the suggestion made by the Council of Europe regarding the implementation of virtual interaction methodology to shorten physical distances, open classrooms to the world, and create situations that contribute to student development. This action research took place in a public school integrated into the “Programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP) (Programme for Priority Intervention Educational Areas) (TEIP) and was based on a mixed-method approach to data collection, combining questionnaires and interviews in focus groups. Two cycles of research involving 7th and 9th-grade students were conducted. The aim was to understand students' perceptions regarding the learning outcomes resulting from virtual interactions with other students. Additionally, it aimed to understand the perceptions of teachers who use this practice with their students through the implementation of a questionnaire that collected responses from teachers in 23 countries. In conclusion, it was observed that both students and teachers value Mystery Skype, mainly for its impact on the development of intercultural competence. According to their perceptions, the real context in which the game takes place contributes to increasing motivation levels and reducing anxiety, thereby fostering the development of communicative competence. In the future, the intention is to further disseminate the Mystery Skype game among language teachers, as we believe that this practice facilitates language learning, overcomes the cultural isolation of many students, and promotes a global citizenship awareness.
Descrição: Em parceria com Universidade Aberta
URI: http://hdl.handle.net/10362/171918
Designação: Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, especialidade em ensino de Inglês
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Doutoramento_Rita_Graca_Zurrapa.pdf14,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.