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http://hdl.handle.net/10362/171287
Título: | Mixed Media Photo Artworks by Helena Almeida: Documentation, Materiality and Conservation |
Autor: | Rosalino, Ana Isabel Ribeiro Pereira |
Orientador: | Roldão, Élia Sequeira, Sílvia |
Palavras-chave: | Mixed media Photography Interviews μ-EDXRF Infrared Spectroscopy Raman Spectroscopy |
Data de Defesa: | Dez-2023 |
Resumo: | The conservation of photography is a very challenging area, given the complex stratig-
raphy and different chemical nature of each layer. When dealing with mixed media photo-
graphic artworks, in addition to the common stratigraphy of photographic papers, other me-
dia needs to be considered. The mixed media photographic works by the Portuguese artist
Helena Almeida (1934-2018) are important examples of this type of work, with a variety of
media (paints, ink, threads) over the image layer that gives them a tridimensional aspect.
Moreover, Helena Almeida's works are also known for the complex montages, with which the
artist created a unique exhibition narrative, making artworks with a strong authorial character.
Some of the main challenges in conserving these works are the lack of information about the
materials used and the artistic process and not knowing the artist's point of view regarding
possible changes in the artworks and reprinting. Defining a preservation and conservation
strategy without in-depth information becomes even more complex. To respond to those ques-
tions and create more knowledge regarding Helena Almeida's work and materials options,
several actors from the network of the artist were interviewed and four artworks, Pintura Hab-
itada (1974), Pintura Habitada (1975), Desenho Habitado (1975), and Desenho Habitado (1977) were
studied. This dissertation aims to present the information gathered through interviews and a
survey of the works, as well as information obtained through a multi-analytical approach to
the artworks and a set of blue paints used by the artist. This approach was based on visual
observation, examination, and analysis processes such as photographic documentation, Mi-
cro-energy Dispersive X-ray Fluorescence (μ-EDXRF), Infrared Spectroscopy (FT-IR ATR and
ER) and Raman Spectroscopy of the four case studies. The results allowed us to understand
the display options, the artist's position regarding reprinting and to know more about the ma-
terials used and artwork decay. Based on the knowledge gathered it was possible to propose
conservation, preservation, and display strategies adequate for the safeguarding of these artworks. At the same time, the aim is to ascertain the suitability of the artworks' frames, for
conservation, and to understand their impact on the deterioration of the works. A conservação da fotografia é uma área bastante desafiante dada a estratigrafia com- plexa e diferente natureza química dos vários materiais em cada uma das camadas. Quando lidamos com obras fotográficas com técnica mista, para além da estratigrafia comum das pro- vas fotográficas acresce ainda a aplicação de vários media. As obras fotográficas com técnica mista da artista portuguesa Helena Almeida (1934-2018) são um exemplo importante deste tipo de obras, com uma variedade de materiais (tintas e fios) sobre a prova fotográfica, que lhes confere um aspeto tridimensional. Além disso, as obras de Helena Almeida são também conhecidas pelas suas montagens complexas, com as quais a artista criou narrativas expositi- vas únicas, e obras com forte cunho autoral. Alguns dos principais desafios na conservação destas obras são a falta de informação relativamente aos materiais utilizados, ao processo ar- tístico, bem como o desconhecimento do ponto de vista da artista, relativamente a possíveis alterações nas obras e reimpressões. Sem esta informação, a definição de uma estratégia de preservação e conservação torna-se ainda mais complexa. Para responder a estas questões e criar mais conhecimentos sobre a obra de Helena Almeida e as suas opções materiais, foram entrevistados vários atores da rede de contactos da artista, e estudadas quatro obras: Pintura Habitada (1974), Pintura Habitada (1975), Desenho Habitado (1975) e Desenho Habitado (1977). A presente dissertação pretende apresentar a informação recolhida através do processo de en- trevistas e de levantamento de obras, como também informação obtida através de uma abor- dagem multi-analítica das obras e de um conjunto de tintas azuis utilizadas pela artista. Este processo baseou-se na observação visual, no exame e em processos de análise, como fotodo- cumentação, Micro-Fluorescência de Raios-X por Dispersão de Energia (μ-EDXRF), Espectros- copia de Infravermelho (FT-IR ATR e ER) e Espectroscopia de Raman. Os resultados permitiram-nos compreender as opções expositivas e a posição do artista relativamente à reimpressão e conhecer melhor os materiais utilizados e a deterioração da obra. Com base nos conhecimentos adquiridos foi possível propor estratégias de conservação, preservação e expo- sição adequadas à salvaguarda destas obras. Ao mesmo tempo, pretendeu-se averiguar a ade- quação das molduras das obras, para a sua conservação, e compreender o seu impacto na de- terioração das obras. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/171287 |
Designação: | MASTER IN CONSERVATION AND RESTORATION |
Aparece nas colecções: | FCT: DCR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rosalino_2023.pdf | 5,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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