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dc.contributor.authorNunes, Pedro-
dc.date.accessioned2024-09-05T22:18:41Z-
dc.date.available2024-09-05T22:18:41Z-
dc.date.issued2022-09-02-
dc.identifier.issn2183-8410-
dc.identifier.otherPURE: 70945152-
dc.identifier.otherPURE UUID: 11712f06-c398-4535-ac0a-e81ecfd477ee-
dc.identifier.otherORCID: /0000-0001-9516-9244/work/166921552-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10362/171224-
dc.descriptionUIDB/00472/2020 UIDP/00472/2020 DL 57/2016/CP1453/CT0017-
dc.description.abstractAs pequenas estruturas de edição de música no contexto de reconfiguração da edição e distribuição de música no novo milénio têm sido um assunto recorrente na área dos estudos de música popular ao longo dos últimos vinte anos, recolhendo contributos de diversas disciplinas, da musicologia à sociologia, passando pelos estudos dos media e da comunicação, e.o. Contudo no universo particular da música popular de matriz rural, e no caso português em particular, nenhum estudo foi ainda realizado com o propósito de compreender os aspectos peculiares da edição de música e a forma como esta se desenvolveu tendo em conta os fenómenos amplamente estudados de digitalização e desintermediação bem como as próprias práticas e repertórios dos músicos dentro deste domínio. Neste artigo irei abordar a pequena edição no contexto específico da música popular de matriz rural em Portugal. O foco estará nas práticas e valores de edição que se desenvolvem neste universo particular, que podemos definir como um subcampo dentro do campo mais vasto de produção musical em Portugal. Através de uma abordagem que compreende uma amostra de pequenas editoras com recurso a entrevistas e a uma mesa redonda com editores e a análise de conteúdo de suportes vários, e num diálogo crítico com o trabalho de Bourdieu em torno do campo de produção cultural (1983), de Becker sobre mundos artísticos (1982) bem como trabalhos recentes em torno de modos do-it-yourself (DIY) de produção de música, irei focar-me em três dimensões de análise: linha editorial e respectivos valores na sua definição, formatos e distribuição, e modelos de negócio.en
dc.format.extent23-
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00472%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00472%2F2020/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/DL 57%2F2016/DL 57%2F2016%2FCP1453%2FCT0017/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectPequenas editoras-
dc.subjectMúsica Popular de matriz rural-
dc.subjectMúsica Tradicional-
dc.subjectSubcampo de produção cultural-
dc.subjectCulturas DIY-
dc.titleEntre tradição e criação-
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage173-
degois.publication.issue1-
degois.publication.lastPage196-
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology-
degois.publication.volume9-
dc.peerreviewedyes-
dc.description.versionpublishersversion-
dc.description.versionpublished-
dc.title.subtitleDinâmicas das pequenas editoras de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI-
dc.contributor.institutionInstituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)-
Aparece nas colecções:FCSH: INET-MD - Artigos em revista nacional com arbitragem científica

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