Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10362/171078
Título: Songs allied to videos as a means for Young Learners to learn vocabulary in the English as a foreign language classroom
Autor: Silva, Alexandra Sofia Rodrigues da
Orientador: Leslie, Carolyn
Palavras-chave: Canções
Vídeos
Gestos
Vocabulário
Interesse
Jovens alunos
Inglês como língua estrangeira
Songs
Videos
Gestures
Vocabulary
Interest
Young learners
English as a foreign language
Data de Defesa: 19-Jul-2024
Resumo: This study focuses on the use of songs, videos, and gestures to enhance Young Learners’ vocabulary learning and interest in English classes. It aims to understand the effectiveness of the use of songs, videos, and gestures in engaging students, their impact on vocabulary acquisition, and the importance of creating a motivating learning environment. The study aims to investigate the role of videos allied to songs and gestures in comparison to songs and gestures alone in facilitating vocabulary acquisition and increasing students’ interest in learning. For such, action research was conducted with a 3rd grade class of 22 students in a Portuguese public school over the course of three and a half months. Pre-tests were applied to the students before the vocabulary in question was taught with the purpose of understanding if they were already familiar with it; post-tests after the vocabulary had been taught using songs, videos, and gestures, and a questionnaire at the end of the research with the aim of finding out their opinion on the role of the videos used in the lessons in the learning process, as well as in their interest in the vocabulary learning. Findings indicate positive students feedback on the use of videos in the English as a foreign language (EFL) classroom, showing that students enjoyed the videos and found them engaging, underscoring the significance of incorporating videos to create a joyful and motivating learning environment. However, their direct impact on vocabulary acquisition was not conclusively proven.
Este estudo centra-se na utilização de canções, vídeos e gestos para melhorar a aprendizagem de vocabulário e o interesse dos jovens alunos nas aulas de inglês. O objetivo é compreender a eficácia da utilização de canções, vídeos e gestos no envolvimento dos alunos, o seu impacto na aquisição de vocabulário e a importância de criar um ambiente de aprendizagem motivador. O estudo tem em vista investigar o papel dos vídeos aliados a canções e gestos, em comparação com canções e gestos isolados, na facilitação da aquisição de vocabulário e no aumento do interesse dos alunos pela aprendizagem. Para tal, foi realizada uma pesquisa-ação com uma turma do 3º ano de escolaridade, composta por 22 alunos, numa escola pública portuguesa, ao longo de três meses e meio. Aos alunos foram aplicados pré-testes antes da lecionação do vocabulário em questão, com o objetivo de perceber se já o conheciam; pós-testes após a lecionação do vocabulário e um questionário no final da investigação, com o objetivo de saber a sua opinião sobre o papel dos vídeos utilizados nas aulas no processo de aprendizagem, bem como sobre o seu interesse na aprendizagem de vocabulário. Os resultados indicam um feedback positivo dos alunos sobre a utilização de vídeos na sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira, mostrando que os alunos gostaram dos vídeos e os consideraram cativantes, sublinhando a importância de incorporar vídeos para criar um ambiente de aprendizagem alegre e motivador. No entanto, o seu impacto direto na aquisição de vocabulário não foi provado de forma conclusiva.
URI: http://hdl.handle.net/10362/171078
Designação: Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrado_Alexandra_Rodrigues_Silva.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.