Utilize este identificador para referenciar este registo:
                
    
    http://hdl.handle.net/10362/170943| Título: | Beyond All Frontiers: Psychopathic Violence in Selected Works by Cormac McCarthy | 
| Autor: | Pinto, Marta Cristina Malhado Teixeira | 
| Orientador: | Oliveira, Isabel Maria Lourenço de | 
| Palavras-chave: | Cormac McCarthy Mito do oeste Cowboy Psicopatia Perfil de psicopatia Violência psicopática Myth of the West Psychopathy Psychopathy profile Psychopathic violence | 
| Data de Defesa: | 15-Jul-2024 | 
| Resumo: | Esta dissertação pretende analisar de que forma obras selecionadas de Cormac McCarthy fazem a desconstrução do mito do Oeste, através da sua representação da violência humana como transversal, inevitável, e intemporal, desafiando, assim, a figura arquetípica do cowboy enquanto herói e introduzindo o psicopata como personagem central. Defende que, através da desconstrução de estereótipos, estas obras confrontam a internalização de uma fórmula mais convencional do mito do Oeste, questionando o paradoxo do herói e promovendo reflexões sobre a natureza humana. Para além disso, tenta mostrar que personagens que, devido ao seu comportamento atroz, são frequentemente vistas por críticos, leitores, e outras personagens, como sendo deuses, fantasmas, ou monstros, de facto representam seres humanos. Assim, o Capítulo I, explora o mito do Oeste e o seu herói e analisa Blood Meridian or The Evening Redness in the West (1985) e No Country for Old Men (2005), ambos Westerns, e Child of God (1973), que não pertence a esta categoria. O Capítulo II explora o conceito de psicopatia, caracteriza o perfil de psicopatia, e define “violência psicopática”, segundo Robert D. Hare, o autor do instrumento de avaliação mais proeminente nesta área, a Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R). Finalmente, o Capítulo III analisa as personagens centrais de Judge Holden, Anton Chigurh, e Lester Ballard, três assassinos em série, dois dos quais são considerados psicopatas, e um dos quais não o é, i.e., dois dos quais semeiam “violência psicopática”, e um dos quais não o faz. This dissertation aims to examine some of the ways in which selected works by Cormac McCarthy allow for the deconstruction of the myth of the West, through their portrayal of human violence as transversal, unavoidable, and timeless, thus challenging the archetypal figure of the cowboy as hero and introducing the psychopath as a central character. It claims that, by challenging archetypes, these works confront the internalization of a more conventional formula of the myth of the West, pushing the existing paradox of the hero beyond all the frontiers and promoting reflections about human nature. Furthermore, it attempts to show that characters who, because of their horrific behavior, are frequently viewed by critics, readers, and other characters as gods, phantoms, or monsters, in fact represent human beings. Thus, Chapter I explores the myth of the West and its hero and analyzes Blood Meridian or The Evening Redness in the West (1985) and No Country for Old Men (2005), both Westerns, and Child of God (1973), which eludes this category. Chapter II explores the concept of psychopathy, characterizes the psychopathy profile, and defines psychopathic violence, according to Robert D. Hare, the author of the most prominent assessment instrument in the field, the Psychopathy Checklist-Revised (PCL-R). Finally, Chapter III analyses the central characters of Judge Holden, Anton Chigurh, and Lester Ballard, three serial killers, two of which are psychopaths, and one who is not, i.e., two of which sow psychopathic violence, and one who does not. | 
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/170943 | 
| Designação: | Mestrado em Literaturas e Culturas Modernas, especialidade em Estudos Ingleses e Norte-Americanos | 
| Aparece nas colecções: | FCSH: DLCLM - Dissertações de Mestrado | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Mestrado_Marta_Teixeira_Pinto.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











