Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/170938
Título: | Contributos para um teste rápido de posicionamento em nível no Português Língua não Materna: as colocações na testagem do conhecimento da língua |
Outros títulos: | Contributions to a rapid placement test in Portuguese as a Second Language: collocations in the testing of language knowledge |
Autor: | Baião, Dinis Manuel Rogado |
Orientador: | Madeira, Ana Fiéis, Alexandra |
Palavras-chave: | Colocação Teste de posicionamento em nível Compreensão escrita Funcionamento da língua Conhecimento colocacional Português Língua Não-Materna Collocation Language placement test Reading comprehension Language functioning Collocational knowledge Portuguese as a second language |
Data de Defesa: | 12-Jul-2024 |
Resumo: | O presente trabalho de projeto visa contribuir para a construção de um teste rápido de posicionamento em nível para o Português Língua não materna, através da criação de itens de teste relativos à produção e compreensão escrita para fins de identificação e validação do nível de proficiência de aprendentes adultos de Português Europeu, testando o conhecimento lexical e, mais especificamente, o conhecimento colocacional. Pretende-se contribuir também para a criação de uma base de dados com setecentas colocações para elaboração futura de materiais didáticos e ferramentas linguísticas em manuais de Português Língua não materna. A compilação de colocações foi feita por meio de pesquisas no Corpus do Português: NOW (News on the Web) e no Referencial Camões, com recurso ao English Vocabulary Profile online para validação do seu nível. A primeira versão do teste rápido conta com cinquenta e cinco itens relativos a onze temáticas e englobando todos os níveis de proficiência do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. This project aims to contribute to the construction of a quick placement test for Portuguese as a second language by creating test items relating to written production and reading comprehension to identify and validate the proficiency level of adult learners of European Portuguese, testing lexical knowledge and, more specifically, collocational knowledge. It also contributes to the creation of a database with seven hundred collocations for the future development of teaching materials and linguistic tools in Portuguese as a second/foreign language manuals. The collocations were compiled by researching the Portuguese Corpus: NOW (News on the Web) and the Referencial Camões, using the online English Vocabulary Profile to validate their level. The first version of the quick test has fifty-five items relating to eleven themes and covering all the proficiency levels of the Common European Framework of Reference for Languages (CEFR). |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/170938 |
Designação: | Mestrado em Ciências da Linguagem, especialidade em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem |
Aparece nas colecções: | FCSH: DL - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Dinis_Rogado_Baiao.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.