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http://hdl.handle.net/10362/170065Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Cruz, Filipa | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-26T22:21:04Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-26T22:21:04Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-08 | - |
| dc.identifier.other | PURE: 61287363 | - |
| dc.identifier.other | PURE UUID: 0baeb493-8fbe-46ea-a917-83c606702b89 | - |
| dc.identifier.other | ORCID: /0000-0002-0587-620X/work/54954214 | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10362/170065 | - |
| dc.description | UID/EAT/00693/2013 | - |
| dc.description.abstract | As referências da literatura musicológica a Maria da Graça Amado da Cunha colocam esta figura numa posição de grande centralidade em relação à atividade cultural e musical em Portugal ao longo de grande parte do século XX. Na Enciclopédia de Música em Portugal no século XX, Bruno Caseirão refere as ligações que a pianista mantinha com figuras como Francine Benoît, Luís de Freitas Branco, Viana da Mota e Fernando Lopes-Graça, bem como o seu papel fundador em projetos como a Sociedade Sonata e a revista Gazeta Musical. Apesar desta descrição, não existem, até à data, trabalhos sistemáticos e aprofundados sobre a contribuição de Amado da Cunha para o desenvolvimento das várias iniciativas musicais mencionadas; sobre a função mediadora que a mesma manteve entre diferentes figuras e suas posições estéticas face à cultura musical; e acerca da sua ação enquanto intérprete. Na tentativa de preencher esta lacuna, será nosso objetivo partir de uma análise ao espólio da pianista, presente no Museu da Música Portuguesa, e em particular da sua correspondência, de forma a mapear a sua rede de sociabilidades e compreender o papel de destaque que Amado da Cunha assume na produção musical do século XX português. Pretendemos, em particular, focar a relação epistolar entre Maria da Graça e Maria Helena de Freitas Branco — que percorre a década de 50 —, partindo da ideia de que ambas estas figuras femininas procuram gerir e alterar as narrativas em torno de determinadas figuras e acontecimentos da música portuguesa, fazendo uso ou combatendo o papel secundário que lhes é atribuído. | en |
| dc.format.extent | 1 | - |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FEAT%2F00693%2F2013/PT | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Maria da Graça Amado da Cunha | - |
| dc.subject | Maria Helena de Freitas Branco | - |
| dc.subject | Academia de Amadores de Música | - |
| dc.subject | Juventude Musical Portuguesa | - |
| dc.subject | Interpretação musical | - |
| dc.title | Afinal onde está a origem de tantos atritos e mal-entendidos? | - |
| dc.type | conferenceObject | - |
| degois.publication.title | ENIM 2018 | - |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.description.version | publishersversion | - |
| dc.description.version | published | - |
| dc.title.subtitle | Maria da Graça Amado da Cunha e Maria Helena de Freitas Branco nos bastidores da cultura musical portuguesa do século XX | - |
| dc.contributor.institution | Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM - NOVA FCSH) | - |
| Aparece nas colecções: | FCSH: CESEM - Documentos de conferências nacionais | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Microsoft_Word_-_Livro_de_Resumos_2018.pdf | 63,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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