Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/169935
Título: | Dar voz aos jovens: A (in)diferença da Escola na participação cívica e política online |
Autor: | Matos, Tatiana Isabel Parreira de |
Orientador: | Batista, Susana Paiva Moreira |
Palavras-chave: | Cidadania digital Escola Jovens Participação cívica Redes sociais Digital citizenship School Young people Civic participation Social media |
Data de Defesa: | 4-Jun-2024 |
Resumo: | A presente dissertação pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as visões dos jovens acerca do papel da escola na vivência da sua cidadania, mais concretamente da sua participação cívica em contexto digital. Pretendemos com este estudo, mapear as formas como os jovens exercem a sua participação cívica online e apreender como avaliam os contributos da escola para essa participação. Para além disso, procuraremos explorar as suas conceções de participação cívica, captando definições pessoais, obstáculos e possíveis entraves à participação. Através de uma análise qualitativa, procedemos a uma recolha etnográfica no perfil da rede social Twitter de cinco jovens com perfil associativo e, posteriormente, a um conjunto de entrevistas que nos possibilitaram aprofundar e interpretar os dados recolhidos. Com a análise realizada podemos adiantar que os jovens tendem a recorrer a formas alternativas de participação, como likes, comentários ou leituras de notícias online, potenciadas pelas redes sociais. Envolvem-se com a política de forma individualizada, ainda que concebam as associações em que se integram, como espaços de crescimento da sua cidadania. Reconhecem uma hierarquia de ações, em que umas têm maior poder de impacto, mas a maioria das práticas cívicas e políticas que realizam, são aquelas que consideram menos eficazes. A instituição escolar possui um papel significativo na forma como os alunos concebem a sua cidadania, porém essa influência parece dissociada da forma como os próprios exercem a sua participação cívica, maioritariamente online. Segundo os próprios, há uma fraca adequação de interesses, uma vez que raramente são consultados sobre os temas que pretendem ver debatidos. Ainda que sejam, em vários momentos, encorajados a recorrer à internet para pesquisas, não são ensinados a fazê-lo e, nas fracas ocasiões em que são mencionadas temáticas como a responsabilidade online, a escola tende a focar-se nos riscos, negligenciando as oportunidades que o digital pode oferecer. A par disso, entendem que há falta de formação sobre questões de pegada digital ou de segurança e os próprios professores não detêm as capacidades necessárias para poder auxiliar os alunos. Culturas digitais distintas, entre professores e alunos, são um obstáculo para a participação digital, que é mais alimentada pelas Associações de Estudantes, organizando iniciativas e promovendo debates, do que pela própria instituição escolar. The present dissertation aims to contribute to a deeper understanding of young people's views on the role of schools in their experience of citizenship, specifically their civic participation in a digital context. With this study, we intend to map out the ways in which young people engage in their civic participation online and to understand how they assess the school's contributions to this participation. Additionally, we seek to explore their conceptions of civic participation, capturing personal definitions, obstacles, and potential drawbacks to participation. Through a qualitative analysis, we conducted ethnographic data collection on the Twitter profiles of five young individuals with associative profiles, followed by a series of interviews that allowed us to further explore and interpret the collected data. Based on the analysis conducted, we can infer that young people tend to resort to alternative forms of participation, such as likes, comments, or online news readings, facilitated by social media. They engage with politics in an individualized manner, although they perceive the associations they belong to as spaces for the growth of their citizenship. They recognize a hierarchy of actions, in which some have a greater impact, but the majority of civic and political practices they engage in are those they consider less effective. The school institution plays a significant role in shaping students' conception of their citizenship; however, this influence appears disconnected from how they themselves exercise their civic participation, mainly online. There is a weak alignment of interests, where students are rarely consulted on the topics they want to see debated. Even though they are encouraged at various times to use the internet for research purposes, they are not taught how to do so, and when topics such as online responsibility are mentioned, the school tends to focus on risks, neglecting the opportunities that the digital world can offer them. Additionally, there is a lack of training on issues related to digital footprint or security, and teachers themselves do not possess the necessary skills to assist their students. Distinct digital cultures between teachers and students are an obstacle to digital participation, which is more fueled by Student Associations, organizing initiatives and promoting debates, than by the school institution itself. |
URI: | http://hdl.handle.net/10362/169935 |
Designação: | Mestrado em Estudos de Educação |
Aparece nas colecções: | FCSH: SAEFG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mestrado_Tatiana_Parreira_Matos.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.