Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10362/169570| Título: | ATTENTION-AWARE EMBODIED PEDAGOGICAL AGENT FOR KNOWLEDGE TRANSFER |
| Autor: | Artífice, Andreia |
| Orientador: | Jardim-Gonçalves, Ricardo Sarraipa, João |
| Palavras-chave: | pedagogical agents attention cognitive load education |
| Data de Defesa: | 27-Out-2023 |
| Resumo: | O paradigma Internet of Things (IoT), que permite pessoas e coisas estejam conectadas a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer coisa e qualquer pessoa, e através de qualquer caminho ou serviço. A cognição incorporada pode ser inserida nesse contexto, incluindo a Inteligência Artificial (IA). Uma forma de implementação da IA é através de agentes incorporados, ou seja, um agente de software que interage com o ambiente por meio de um corpo. Um cenário de aplicação pode ser o ambiente de aprendizagem em que a atenção dos alunos é crucial, como facilitador do desempenho cognitivo e comportamental. Agentes Pedagógicos podem se adaptar de acordo com os estados de atenção do aluno, por meio de atitudes e comportamentos. É necessário haver representação conhecimento que os professores precisam saber para introduzir a tecnologia. No entanto, não incluem os conhecimentos que os professores adquirem quando envolvidos em projetos de investigação tecnológica. Assim, há a necessidade de criar uma estrutura conceitual que envolva uma integração desses conceitos permitindo desenvolver artefatos que integrem questões específicas como a atenção do aluno. Este trabalho de investigação segue o método tradicional de investigação.
É proposto um cenário de estudo de caso para agente pedagógico-atencional. The paradigm of Internet of Things (IoT), it is known to allow people and things to be connected anytime, anyplace, with anything, and anyone, and through any path or service. Embodied cognition can be inserted in that context, including Artificial Intelligence (AI). A form of implementation of AI is by using embodied agents, i.e. a software agent that interacts with the environment through a body. An application scenario can be the learning environment in which students’ attention is crucial since it is a facilitator of cognitive and behavioural performance. Embodied Pedagogical Agents, specifically might adapt according to student attentional states such as through attitudes and behaviours. Additionally, it enriches in social learning environment. It is known that there are conceptual frameworks representing the knowledge that teachers need to know to introduce technology. However, do not include the knowledge that teachers acquire when involved in technological research projects. Thus, there is a need of create a conceptual framework that involves an integration of those concepts allowing to develop artifacts that integrates specific issues such as student attention. This research work follows the traditional research method. It is proposed a case study scenario for attentional-aware pedagogical embodied agent for knowledge transference and skill performance. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/169570 |
| Designação: | DOCTORATE IN ELECTRICAL AND COMPUTER ENGINEERING |
| Aparece nas colecções: | FCT: DEE - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artífice_2023.pdf | 19,58 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.











