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http://hdl.handle.net/10362/169368| Título: | O discurso relatado - uma abordagem didática na aula de português dos 9.º e 11.º anos |
| Outros títulos: | The reported speech - A teaching approach in the Portuguese cxlassroom of the 9th and 11th grades |
| Autor: | Medeiros, Tânia Marisa Ferreira da Silva |
| Orientador: | Valentim, Helena Virgínia Topa |
| Palavras-chave: | Discurso relatado Relato do discurso Discurso direto Discurso indireto Discurso indireto livre Gramática Leitura Oralidade Reprodução do discurso no discurso Compreensão da leitura Educação Educação literária Escrita Modos do discurso Reported speech Speech report Direct speech Indirect speech Free indirect speech Grammar Reading Speaking Reproduction of speech in the speech Reading comprehension Literary education Writing Modes of speech |
| Data de Defesa: | 18-Out-2023 |
| Resumo: | Este relatório consiste numa reflexão descritiva da nossa Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Português, que teve lugar no Colégio S. José – Ramalhão, no ano letivo de 2021-2022. Procurou-se selecionar uma amostra de unidades didáticas que evidenciam o percurso de uma abordagem didática do discurso relatado, nos 9.º e 11.º anos de escolaridade. O tema deste relatório toma maior relevância perante a constatação de que este tópico, de forma explícita, poucas vezes surge nas AE, mas que este e as operações, que o relato do discurso implicam, são concretas e transversais a diversos domínios e mobilizadas em aprendizagens, frequentemente não identificadas. Na primeira parte, são apresentadas as referências teóricas sobre o tema, com destaque para o relato do discurso na ficção, uma vez que são estas as realizações mais utilizadas em aula e também mais usadas como exemplos práticos da temática. Na segunda parte, é apresentada a caracterização do contexto socioeducativo em que decorreu o estágio, bem como o perfil das turmas observadas, para, com um destaque especial, se passar à apresentação fundamentada e refletida da prática pedagógica supervisionada desenvolvida. Apresentam-se, por conseguinte, as razões das escolhas das práticas realizadas, as principais conclusões tiradas durante o período de observação e uma descrição do plano de prática, numa permanente busca do melhor modo de responder não só aos desafios de aprendizagem dos alunos, como também aos problemas que se anteviam após o enquadramento teórico. No
derradeiro capítulo desta parte do relatório, são ainda descritas as unidades didáticas implementadas
ao longo da prática pedagógica supervisionada e a reflexão consequente sobre as atividades desenvolvidas. Na última parte deste relatório, daremos conta de algumas considerações, para as quais convergiram reflexões gerais e uma súmula. This report consists of a theoretical and descriptive reflection on my Portuguese Supervised Teaching Practice (STP), held at Colégio S. José – Ramalhão, during the academic year of 2021-2022. We selected a sample of unit plans which highlight a didactic approach to indirect speech for the 9th and 11th grades. The theme of this report takes on greater relevance through finding that an explicit coverage of this topic is minute in the Portuguese curriculum, although the linguistic operations that reported speech entails are concrete and transversal to various language teaching domains and mobilized in learning, even if it is frequently unacknowledged. In the first part, this report introduces the theoretical references on the topic, with emphasis on reported speech in fiction since this is the most common framework for this subject and from where most practical examples are selected. In the second part, it presents the socio-educational context in which the STP took place, as well as a general profile of the classes we observed, to then move to a documented and pondered presentation of the teaching practice. Therefore, it presents the reasoning behind the attempted approaches, the main conclusions from the observation stage, and a description of the teaching plan, in a permanent search for the best way to respond not only to students’ learning challenges but also to the issues which had been anticipated by the theoretical scaffold. In the final chapter, this report describes the unit plans implemented throughout the supervised teaching practice and the subsequent reflection upon the proposed activities. In the last part of this report, we present our final considerations, to which converge general reflections and a summary. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10362/169368 |
| Designação: | Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
| Aparece nas colecções: | FCSH: DEPOR - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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